• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-12072018-172911
Document
Auteur
Nom complet
Flavia Igliori Gonsales
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Président)
Guimarães, Luciano
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Marques, Jane Aparecida
Sato, Silvio Koiti
Souza, Lívia Silva de
Titre en portugais
A Cor no Branding: um estudo sobre design de marca e comunicação visual estratégica
Mots-clés en portugais
Branding
Comunicação estratégica visual
Cor
Design de marca
Semiótica
Resumé en portugais
Esta tese investiga a relação simbólica entre cor e marca, manifestada na comunicação visual estratégica marcária, e os vínculos de sentido que (co)produz junto aos públicos. Os objetivos são: identificar, analisar e classificar os modos em que as cores significam marcas (os potenciais efeitos da cor sobre os indivíduos-consumidores) e os usos estratégicos da cor, pelas marcas (as funções para as quais as marcas utilizam as cores) e, relacionando os modos e os usos, propor uma tipologia dos discursos cromáticos de marca, inspirada na tipologia semiótica do discurso, de Charles W. Morris (1946). A literatura transdisciplinar acadêmica e de prática de mercado foi combinada com os achados da pesquisa de campo - entrevistas em profundidade (com especialistas em comunicação, gestão e design de marcas), visitas de observação e coleta de artefatos físicos e digitais. Foram delimitados cinco modos da cor significar uma marca (atentivo, designativo, apreciativo, prescritivo e transformativo) e quatro principais usos que as marcas fazem das cores (informativo, avaliativo, incitivo e sistêmico). Ao final, foram distinguidos e exemplificados 13 tipos de discursos cromáticos de marca, conforme o modo e o uso proeminentes, que se revelaram interdependentes e não excludentes
Titre en anglais
Color Branding: a study on brand design and strategic visual communication
Mots-clés en anglais
Brand design
Color. Branding
Semiotics
Strategic visual communication
Resumé en anglais
This thesis investigates the symbolic relationship between colors and brands, manifested in strategic visual communication, and the signification it (co)produces with the audience. The research purposes are to identify, analyze and classify the modes in which colors signify brands (the potential effects of color on consumers) and the strategic usages of color by brands (the purposes for which brands use colors) and, relating the modes and the uses, to propose a typology of brand chromatic discourses, inspired in the semiotic typology of discourse, by Charles W. Morris (1946). The transdisciplinary academic and industry literature was combined with the field research findings - from in-depth interviews (with brand communicators, managers, and designers), participant observations, and physical and digital artifacts collection. Five color modes of signifying a brand (attentive, designative, appraisive, prescriptive and transformative) and four primary color usages by brands (informative, valuative, incitive and systemic) are distinguished. Finally, 13 types of brand chromatic discourse, interdependent and non-exclusive, are delineated and exemplified, according to their dominant signification and use.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-07-13
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • GONSALES, F., e SOUZA, Sandra. Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas. Signos do Consumo [online], 2013, vol. 5, p. 50-69. Dispon?vel em: http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/issue/view/5569.
  • GONSALES, F., e SOUZA, Sandra. Marcas da Idade: o idoso como elemento simbólico de identidade marcária. In Por uma Publicidade Livre sempre - IV Pró-Pesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, São Paulo, 2013. Por uma Publicidade Livre Sempre - IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda..São Paulo : InMod/ABP2/PPGCOM/ECA/USP, 2013. Dispon?vel em: http://www.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_IV_Propesq_pp.pdf.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.