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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-09092009-120319
Documento
Autor
Nome completo
Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Piovesan Neto, Ângelo Pedro (Presidente)
Adami, Antonio
Giacomini Filho, Gino
Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Vicente, Eduardo
Título em português
Imagens sonoras no ar: a sugestão de sentido na publicidade radiofônica.
Palavras-chave em português
Elementos sonoros
Imagens sonoras
Linguagem radiofônica
Publicidade
Rádio
Resumo em português
O objetivo com este trabalho foi compreender o sentido sugerido pelos elementos sonoros que constituem a linguagem radiofônica. Dessa forma, buscamos entender como se dá a sugestão de sentido ao ouvinte por meio da performance da voz, dos efeitos sonoros, da trilha musical, do silêncio e do tratamento técnico. Elementos que devem ser associados ao repertório do ouvinte a fim de serem criadas imagens multisensoriais com base em uma mensagem que utiliza unicamente o som como significante. Para compreender, portanto, essa sugestão de sentido com base no som, definimos a publicidade radiofônica como nosso objeto de análise. Para fazer o recorte do objeto de análise, seguimos uma agenda que a publicidade comumente dá atenção, composta pelas principais datas comemorativas ligadas ao consumo: Natal, férias de verão, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, períodos em que o investimento publicitário é incrementado. Consideramos, então, os jingles e os spots dramatizados veiculados nessas datas nas duas emissoras de rádio de maior audiência nas capitais das regiões Sudeste e Sul, que receberam 95,1% dos investimentos publicitários no rádio no Brasil no período pesquisado. Baseando-se na análise das peças selecionadas, identificamos-lhe o "ouvinte-modelo", os objetivos principais e específicos de cada peça e as estratégias de valorização do anunciante e de seu produto. Estabelecemos uma tipologia dos elementos sonoros e de suas funções e observamos as possibilidades de sugestão de imagens com base em tais elementos. Entendemos que este trabalho pode contribuir para pesquisas futuras sobre a linguagem radiofônica, bem como para profissionais da publicidade, dos estúdios e do rádio, para que possam aproveitar melhor o potencial expressivo do meio e tornar o rádio mais atraente para seus investidores e ainda para seus ouvintes-modelo, ao explorarem de forma adequada tal potencial.
Título em inglês
Sound images on air: the suggestion of sense in radio advertising
Palavras-chave em inglês
advertising
potential sense
radio
radio langage
sound elements
Resumo em inglês
The objective of this thesis is to comprehend the suggestions of sense that are constructed by the sound elements of radio language. So, we analysed the text, the performing of the voices, the music, the sound effects, the silence and the sound techniques (recording, mixing and post-recording effects, like reverberation, equalization) to understand how those suggestions are constructed. Elements that are associated to the cultural background of the listener to create multisensorial images. For this purpose, we defined radio advertising as the object of our analysis. We considered the fact that near the dates related to consuming Christmas, Summer vacation, Easter, Mother's Day, Valentine's Day, Father's Day and Children's Day advertising is intensified in the media. So we recorded the two more popular radio stations in each capital of south and south east brazilian regions one week before each date. Those regions had received 95,1 % of total investments in advertising in radio (2004/2005). After this recording, we selected two commercials for each date one jingle and one spot that utilizes drama as a technique to persuade the listener. The analysis of radio advertising allow us to identify the "model-listener" of the advertisings and the objectives of each commercial. And also permit us to verify the strategies to persuade the audience and point some possibilities to suggest sound images to this audience. The research establishes a typology of the sound elements of the radio language that are related to the potential of expression of this medium. We believe that this work can be a contribution for further researches about radio language, for the professionals of advertising and for those who works on radio stations to better comprehend such potential. So, radio could become more attractive for advertising investments and for the listeners.
 
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5297453.pdf (6.77 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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