• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09012020-160045
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Vilaverde Ruta Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Silva, Wagner Souza e (Presidente)
Bucci, Eugênio
Casadei, Eliza Bachega
Sousa, Mauro Wilton de
Título en portugués
As rupturas das imagens técnicas: demolições e reconstruções do fotojornalismo brasileiro no Instagram
Palabras clave en portugués
Fotojornalismo
Imagem técnica
Instagram
Resumen en portugués
Este estudo busca identificar desafios e potências do fotojornalismo brasileiro no Instagram a partir de reflexões baseadas na proposição de que a origem das imagens técnicas teria provocado rupturas que remodelaram a atuação da imprensa e reorganizaram o espaço público contemporâneo. Para tais análises, partimos dos postulados de Vilém Flusser (2002, 2008), particularmente seus conceitos de imagem técnica, caixa preta e jogador. Assumindo que os desenvolvimentos tecnológicos da passagem do século XIX ao XX alteraram nossas percepções de tempo e espaço, pretendemos qualificar como tais transformações impactam a atual circulação de imagens técnicas em redes sociais como o Instagram , plataformas de comunicação que prolongam certas características da televisão, como a superação das barreiras linguísticas e a instantaneidade das imagens ao vivo. Também buscamos evidenciar como a curadoria algorítmica de conteúdos no Instagram , modelo matemático programado para mediação personalizada do mundo, nos parece desafiar a lógica tradicional do jornalista como gatekeeper e desgastar a linha entre as questões de ordem pública e privada. Para avaliar tais fluxos de informação na rede social, optamos por uma abordagem metodológica de coleta manual e observação qualitativa, a fim de termos maior familiaridade com as imagens selecionadas para o corpus . Assim, observamos a performance dos perfis dos cinco maiores jornais brasileiros (em circulação) - Folha de S.Paulo (SP), O Globo (RJ), O Estado de S. Paulo (SP), Super Notícia (MG) e Zero Hora (RS) - durante o mês de janeiro de 2019 no Instagram . No processo, foram encontradas 1.868 imagens, catalogadas em seguida para a composição de um panorama da atuação de cada veículo na rede social. Pretendemos, assim, identificar qual o espaço que fotojornalistas e notícias ocupam nos perfis de uma rede social imersa no entretenimento. Deste modo, ao longo deste trabalho, esperamos construir um denso repertório acerca dos desdobramentos das imagens técnicas e oferecer um observatório expressivo da experiência de tradicionais veículos da imprensa brasileira no Instagram .
Título en inglés
The disruption of technical images: demolitions and reconstructions of Brazilian photojournalism on Instagram.
Palabras clave en inglés
Instagram
Photojournalism
Technical images
Resumen en inglés
This study seeks to identify challenges and strengths of Brazilian photojournalism on Instagram from reflections based on the proposition that the origin of technical images would have caused disruptions that reshaped the press and reorganized contemporary public space. For such analyzes, we start from Vilém Flusser's postulates (2002, 2008), particularly his concepts of technical image, black box and player. Assuming that technological developments from the late nineteenth to the twentieth centuries have altered our perceptions of time and space, we intend to qualify how such transformations impact the current circulation of technical images on social networks such as Instagram, communication platforms that extend certain features of television such as overcoming language barriers and the instantaneity of live images. We also seek to highlight how the algorithmic curation of content on Instagram, a mathematical model programmed for the personalized mediation of the world, seems to us to challenge the traditional logic of the journalist as a gatekeeper and to blur the line between public and private matters. To evaluate such information flows in the social network, we opted for a methodological approach of manual collection and qualitative observation, in order to have greater familiarity with the images selected for the corpus. Thus, we observed the performance on Instagram of the five largest Brazilian newspapers (in circulation) - Folha de S.Paulo (SP), O Globo (RJ), O Estado de S. Paulo (SP), Super Notícia (MG) e Zero Hora (RS) - during the month of January 2019. In the process, 1,868 images were found and cataloged to compose a panorama of each vehicle's procedure in the social network. We intend to identify what role photojournalists and news occupy in the profiles of a social media platform immersed in entertainment. Thus, throughout this work, we hope to build a dense repertoire about the unfolding of technical images and offer an expressive observatory of the experience of traditional Brazilian press vehicles on Instagram.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.