• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-08082007-154536
Document
Auteur
Nom complet
Fernando de Maria dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Lopes, Dirceu Fernandes (Président)
Coelho Sobrinho, Jose
Lima, Gerson Moreira
Proenca, Jose Luiz
Silva, Robson Bastos da
Titre en portugais
Prática e Aprendizado (a importância da Agência Universitária de Notícias como jornal-laboratório)
Mots-clés en portugais
agências de notícias
ensino de Jornalismo
jornal-laboratório
jornalismo comparado
universidades
Resumé en portugais
Objeto - Aliar a prática acadêmica à produção de conteúdo jornalístico segmentado, permitindo, especialmente, à Imprensa e, conseqüentemente, ao público em geral ter acesso aos textos elaborados por estudantes de Jornalismo. Desta forma, procura-se unir a elaboração de material qualificado com o estímulo ao aprendizado discente, utilizando-se as agências universitárias de notícias como modelos laboratoriais para esta finalidade, tendo as novas tecnologias um papel importante na expansão desta atividade nos cursos de Jornalismo do País. Metas - Identificar a importância da existência das agências universitárias de notícias para o aprimoramento acadêmico do aluno e seu papel como agente no processo de divulgação de informações jornalísticas à sociedade. Resultados - A escolha de três universidades de regiões geográficas distintas e a importância particular, em especial em relação a outros veículos laboratoriais, em razão da sua atuação social e agilidade, revelam a potencialidade desta atividade acadêmica que pode ser implementada em qualquer tipo de instituição, seja pública ou privada.
Titre en anglais
Practical and Learning (the role of news university agency as newspaper-laboratory)
Mots-clés en anglais
compared journalism
journalistic practices
news agencies
newspaper-laboratory
universities
Resumé en anglais
Object - Join the academic practice and the production of segmented journalistic content, allowing, especially, the Press and, consequently, the public to have access to the texts elaborated in general by students of Journalism. In this way, it is tried to unite the elaboration of qualified material to the incentive given to students in order to learn, taking advantage of the academic news agencies as laboratorial models for this purpose, with the new technologies playing an important part in the expansion of this activity through the courses of Journalism in the Country. Goals - Identify the importance of the academic news agencies for the student's academic development and its role as agent in the process of divulging journalistic information to the society. Results - The choosing of three universities from different geographical areas and the particular importance, especially in relation to other laboratorial vehicles, because of their social performance and agility, reveals the potentiality of this academic activity that can be implemented in any kind of institution, public or private.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
tese.pdf (10.17 Mbytes)
Date de Publication
2007-08-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.