• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-08032017-160950
Documento
Autor
Nombre completo
Eva Jussara Carvalho Furtado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Batista, Leandro Leonardo (Presidente)
Andrade, Josmar
Barreto Filho, Eneus Trindade
Pons, Ivo Eduardo Roman
Título en portugués
Consumo colaborativo no mundo digital: um estudo sobre design e percepção em sites de colaboração
Palabras clave en portugués
Comunicação
Consumo Colaborativo
Design
Percepção
User experience
Resumen en portugués
A cultura da participação abre no mundo digital um leque de novos e remodelados comportamentos do mundo clássico. Tanto os formatos de participação, quanto a colaboração e cooperação se ressignificam dentro da cibercultura. O que é fundamental para entender o consumo colaborativo. Este trabalho delineia um posicionamento conceitual do consumo colaborativo entre outros conceitos semelhantes como compartilhamento, cooperação e dilemas sociais, com o objetivo de diferenciar gradientes de colaboração dentro dos modelos de consumo colaborativo. Na investigação teórica, o que se encontrou foi uma linha tênue que distingue os graus de colaboração e cooperação pelo nível de envolvimento pró-social e a interação entre consumidores. Do ponto de vista da comunicação e do design de user experience, esse trabalho realizar um estudo de recepção que compara os elementos informativos gráficos mais recorrentes nos sites de consumo colaborativo com a percepção de importância desses elementos pelos usuários. Além de contribuir com uma escala de colaboração que pode ser aplicada em iniciativas desse tipo para classificá-las desde altamente cooperativas a altamente colaborativas. Os achados auxiliarão futuras pesquisas acadêmicas nessa área.
Título en inglés
Collaborative consumption in the digital world: a study about design and perception in sites for collaboration
Palabras clave en inglés
Collaborative consumption
Communication
Design
Perception
User experience
Resumen en inglés
The participatory culture in the digital world opens a range of new and refurbished behaviors of the classical world. The shades of sharing, collaboration and cooperation are resignify within cyberculture. This is critical to understand the collaborative consumption. This paper outlines a conceptual positioning of the collaborative consumption and other similar concepts such as sharing, cooperation and social dilemmas, in order to differentiate collaboration gradients inside collaborative consumption models. In theoretical research, we found a fine line that distinguishes the degrees of collaboration and cooperation by the level of prosocial involvement and interaction among consumers. From the point of view of communication and user experience design, this work conduct a study of reception that compares the most frequent graphic pieces of information on collaborative consumption websites with the perceived importance of these elements by the users. Besides contributing with a collaborative scale that can be applied in such initiatives to rank them from highly cooperative to highly collaborative. The findings will help future academic research in this area.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.