• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-113714
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Doretto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Ramadan, Nancy Nuyen Ali (Presidente)
Santos, Marli dos
Soares, Rosana de Lima
Título en portugués
Pequeno leitor de papel: jornalismo infantil na Folhinha e no Estadinho
Palabras clave en portugués
Estadinho
Folhinha
Jornalismo infantil
Leitor
Suplemento
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo delinear o leitor de papel, e o seu contexto, em dois suplementos infantis brasileiros, a Folhinha e o Estadinho (publicados, respectivamente, pela Folha de S.Paulo e pelo Estado de S. Paulo). Entende-se leitor de papel como a criança entrevistada pelos cadernos, cujas falas aparecem nos textos publicados. Foram estudadas, por meio da análise de conteúdo, as capas e as reportagens principais de 25 edições de cada um dois suplementos, de 4 de julho a 19 de dezembro de 2009. Foram levantados, nos textos (incluindo fotos e elementos gráficos) e na capa (imagem principal e chamada para a reportagem de destaque), o tema explorado, o número de crianças ouvidas, o gênero e a idade dos entrevistados, as referências geográficas e os verbos no imperativo. Nas páginas internas, contabilizou-se ainda o número de infográficos publicados. A partir desses dados, a pesquisa permite afirmar que as Redações não conseguem entrevistar, de modo igualitário, crianças de todas as faixas etárias que desejam atingir, o que indica que é preciso delinear melhor o leitor-padrão, ou modelo, dessas publicações. Além disso, constata-se a concentração de temas (com quase ausência da tradução do noticiário adulto para as crianças), o uso abusivo de textos imperativos e a repetição de referências à cidade de São Paulo, a despeito da circulação ao menos estadual dos dois cadernos.
Título en inglés
Pequeno leitor de papel: jornalismo infantil na Folhinha e no Estadinho
Palabras clave en inglés
Estadinho
Folhinha
journalism for children
Reader
Supplement
Resumen en inglés
The aim of this dissertation is to define the reader of paper and his context in two childrens newspaper supplements, Folhinha and Estadinho, published by Folha de S.Paulo and O Estado de S. Paulo, respectively. The reader of paper is defined as the child interviewed by the publication, whose speeches appear in the published texts. This research has studied covers and main texts of 25 editions of each supplement printed in 2009 (from July 4th to December 19th), using the content analysis methodology. The study has listed the themes the supplement focused on; the amount of children interviewed, their gender and age, as well as geographic references and the imperative verbs that were used. Infographics published in internal pager were also counted. These data allow us to affirm that neither supplement interview equally the children of the ages targeted, which indicates that the model reader has to be redefined. Furthermore, one can perceive a significant repetition of themes (with an almost complete absence of news translated into children language), as well as imperative verbs used in excess, and recurrent reference to the city of São Paulo, despite the fact that both publications are sold at least in the remainder of the State.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
3148139.pdf (883.21 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.