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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-05072009-224752
Documento
Autor
Nome completo
Celia Regina Cavalheiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Fabris, Mariarosaria (Presidente)
Catani, Afranio Mendes
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Morais, Osvando José de
Morettin, Eduardo Victorio
Título em português
A dimensão do silêncio no cinema de Valerio Zurlini
Palavras-chave em português
A Primeira Noite de Tranqüilidade
Cinema Italiano
Dois Destinos
Existencialismo
Memória
Pausa
Silêncio
Valerio Zurlini
Resumo em português
Análise do que entendemos ser a questão central no cinema de Valerio Zurlini, a dimensão do silêncio, e como isto é pontuado através de pausas, elipses e silêncios entre as imagens. Por uma ótica proporcionada pelo filtro estilístico do próprio diretor, dois de seus oito longas-metragens ganham destaque: Dois Destinos e A Primeira Noite de Tranqüilidade. O tom das recordações, a diferenciação do uso da memória e o sentimento que é sempre um sentimento de morte que aparece muito mais como linguagem metafórica, ou corte para uma linguagem suplementar, outra margem a ser seguida regendo as ações dos personagens, que, desta maneira, constituem uma atmosfera existencialista, condizente com a época mas também com a herança cultural e religiosa de Zurlini. Uma proposta, portanto, de inserir a originalidade fílmica deste diretor e a sua relevância no cenário cinematográfico europeu.
Título em inglês
A dimensão do silêncio no cinema de Valerio Zurlini
Palavras-chave em inglês
Cronaca Familiare
Existencialism
Italian Cinema
La Prima Notte Di Quiete
Pause
Reminiscence
Silence
Valerio Zurlini
Resumo em inglês
This is an analysis of what we understand to be the main issue in Valerio Zurlini's cinema, the measure of silence, and how this is pontuacted in the form of pauses, ellipses and silences among the images. Trought the esthetic filter that the director himself provide to us two of his works come forward: Cronaca Familiare (1962) and La Prima Notte di Quiete (1972). The tone of reminiscence, the difference in the use of memory and emotion - that is presented as sense death as a metaphor, or juxtaposed to a supplementary language, yet another line to be pursuit - dictating the characters actions in a existentialist manner, in touch to his time but, also, with Zurlini's cultural and religious heritage. A proposal, therefore, to contextualise the original work and the importance of this film director inside the european cinematographic scene.
 
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150057.pdf (736.54 Kbytes)
Data de Publicação
2009-10-15
 
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