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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-05072009-203915
Documento
Autor
Nome completo
Ivonete Medianeira Pinto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Bernardet, Jean Claude Georges Rene (Presidente)
Catani, Afranio Mendes
Franco, Marilia da Silva
Menezes, Paulo Roberto Arruda de
Moreira, Roberto Franco
Título em português
Close-up - A invenção do real em Abbas Kiarostami
Palavras-chave em português
Abbas Kiarostami
Cinema
Documentário
Filosofia
Irã
Realismo
Resumo em português
A proposta desta tese é apresentar uma análise do filme Close-up, do cineasta iraniano Abbas Kiarostami. Inicialmente, são expostos dados do universo histórico, religioso e cultural do Irã, relacionando-os ao tema do trabalho. Em seguida, a narrativa de Close-up é analisada sob a perspectiva do cinema documental, onde o referencial teórico utiliza autores da teoria do cinema. As implicações desta narrativa, por sua vez, dão lugar à análise do aspecto ético da obra, quando são trabalhados autores da área da filosofia, com espaço para pensadores que representam a falsafa, a filosofia islâmica. A presença da ficção nas obras documentais, com foco em Close-up, direciona o estudo para o questionamento dos limites da liberdade do autor quando este, voluntária ou involuntariamente, possa vir a prejudicar os indivíduos apresentados nos filmes. Neste sentido, em especial dois procedimentos de Kiarostami são investigados: o que manipula, através da montagem, a presença de um juiz no tribunal, e o que manipula, através da edição do som, um diálogo entre Hussein Sabzian e Mohsen Makhmalbaf. Procedimentos estes pelos quais se pretende problematizar a intervenção/ficcionalização dos cineastas em filmes com estrato documental.
Título em inglês
Close-up - The real's invention on Abbas Kiarostami
Palavras-chave em inglês
Abbas Kiarostami
Cinema
Documentary
Iran
Philosophy
Realism
Resumo em inglês
The purpose of this dissertation is to present the analysis of the film Close-up, directed by the Iranian filmmaker Abbas Kiarostami. At first, data from the historic, religious and cultural Iranian universe are explained, relating them to the studys theme. After that, an analysis of the movies narrative is considered in the perspective of documental cinema, and according to the cinema theory. The narrative implications give rise to the analysis of the ethic aspects of the movie, as philosophers that represent the falsafa, the Islamic philosophy, are taken into account. The presence of fiction in documental works, as in Close-up, puts the focus of this study in the questioning of the authors freedom limits, as he deliberately or not could cause damage to the people shown in the movie. Due to that, two procedures performed by Kiarostami are especially investigated: the one that manipulates, through the film editing, the presence of a judge at a court trial, and the one that manipulates, through the sound editing, a dialogue between Hussein Sabzian and Mohsen Makhmalbaf. These procedures will be analyzed in order to problematize the filmakersintervention/fictionalization of documental movies.
 
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4847284.pdf (922.11 Kbytes)
Data de Publicação
2009-07-13
 
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