• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-02062011-111819
Document
Auteur
Nom complet
João Baptista Godoy de Souza
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Mourão, Maria Dora Genis (Président)
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Miranda, Suzana Reck
Vicente, Eduardo
Titre en portugais
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo
Mots-clés en portugais
Cinema
Som direto
Técnico de som direto.
Resumé en portugais
Este estudo é uma reflexão sobre a prática de trabalho do registro sonoro sincrônico centrado na descrição e na análise dos procedimentos empregados na captação de som direto na realização dos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia. A prática do registro sonoro sincrônico é conceituada como um método de trabalho compartilhado por uma categoria profissional, com procedimentos norteados por parâmetros técnicos que se conformaram precocemente no período de transição para o cinema sonoro durante a constituição do código de representação do cinema clássico norte-americano. Dependente da tecnologia, o método de trabalho de captação de som direto reestrutura-se com o advento de novas ferramentas, permitindo o surgimento de formas alternativas de realização. As experiências analisadas permitem perceber o amplo espectro de escolhas envolvidas na atuação do profissional do som direto, indicando a existência de uma componente criativa na aplicação e desenvolvimento desta prática de trabalho. Premissas particulares de realização, condicionantes orçamentárias e o advento de nova tecnologia estimulam o surgimento de procedimentos que dinamicamente reanimam o tradicional método de trabalho de captação de som direto.
Titre en anglais
Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
Mots-clés en anglais
Cinema
Direct sound
Direct sound recordist
Resumé en anglais
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided by technical parameters that surfaced very early in the transition period from silent to sound films, then to the establishment of representational standards of the American classical cinema. Being technology dependent, the working method of sound recording renews itself with the coming of new tools, that enables new ways of working. The experiences in focus reveal the broad spectrum of choices involved in the practice of the sound recordist, unveiling the existence of a creative component in the process. Production issues, budgetary constraints and the advent of new technology stimulate the emergence of procedures that dynamically reform the traditional working method in sound recording.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-05-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.