• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-26102010-104725
Documento
Autor
Nome completo
Sonia Lidia Valentim de Carvalho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Gomes, Mayra Rodrigues (Presidente)
Moura, Monica Cristina de
Soares, Rosana de Lima
Título em português
A iconografia da AIDS: um estudo comparativo da comunicação impressa na prevenção à AIDS para o público adolescente no período de 1993 a 2007
Palavras-chave em português
Aids e adolescência
Cartazes
Comunicação e saúde
Resumo em português
Na história dos meios visuais de comunicação de massa, o cartaz desempenha um papel importante no contexto das sociedades urbanas, mantendo um status privilegiado e duradouro na história da publicidade, das artes gráficas e do design. Desde seu surgimento, no séc. XIX , o cartaz dialoga com os espaços urbanos ao expressar em suas linguagens as narrativas dos contextos nos quais se insere. O presente estudo tem como objetivo entender a dinâmica da função comunicativa do cartaz voltada para as questões sociais, mais especificamente na área de saúde pública, bem como as peculiaridades de seu público alvo, o adolescente, no que se refere aos diferentes níveis de alfabetismo verbal e visual, assim como suas singularidades culturais. No percurso do desenvolvimento do projeto contextualizamos as políticas de comunicação em saúde, a questão da Aids e o perfil do adolescente. Por meio da leitura diacrônica dos principais períodos da evolução do cartaz e da análise de sua tipologia e funções, identificamos sua inserção como mídia dirigida para a educação em saúde. O estudo dos conceitos de imagem, visualização, percepção e significação envolvidos no processo de comunicação nos permitiu analisar os aspectos pertinentes à linguagem visual, seus códigos e sua adequação aos objetivos propostos, segundo a abordagem teórica da semiótica da cultura.
Título em inglês
A iconografia da AIDS: um estudo comparativo da comunicação impressa na prevenção à AIDS para o público adolescente no período de 1993 a 2007
Palavras-chave em inglês
Aids and adolescence
media communication and health services
posters
Resumo em inglês
In the mass visual communication history, posters play a significant role within the context of urban societies, where they have achieved lasting, privileged status in advertising, graphic arts and design. Since their inception in the 19th century, posters have established a dialogue with urban spaces as they express narratives that comprise the contexts within which they exist. The objective of this study is to understand the dynamics behind the communication value of posters geared to social issues, more specifically to public health, as well as the particularities of their target audience adolescents as regards different levels of verbal and visual literacy and their cultural singularities. During the development of our project, we sought to contextualize media policies in health services, the AIDS issue and adolescents profile. Through a diachronic reading of the main periods of evolution of posters and through analysis of their typology and functions, we identified their insertion as a medium for health education. Our studies based on the concepts of image, visualization, perception and meaning that comprise the media communication process enabled us to analyze aspects pertaining to visual language, its codes and its adequacy to proposed objectives according to a theoretical approach to the semiotics of culture.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5600714.pdf (1.22 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.