• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-26062015-112522
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia do Carmo Nonato Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Costa, Maria Cristina Castilho
Moretzsohn, Sylvia
Oliveira, Dennis de
Silveira, Sergio Amadeu da
Título em português
Jornalistas, blogueiros, migrantes da comunicação: em busca de novos arranjos econômicos para o trabalho jornalístico com maior autonomia e liberdade de expressão
Palavras-chave em português
blogs
comunicação
jornalismo
jornalistas blogueiros
liberdade de expressão
mundo do trabalho
Resumo em português
Esta tese investiga e procura responder a duas hipóteses de pesquisa: a) Os profissionais do jornalismo estão migrando das mídias tradicionais (impresso, rádio e TV) para novas mídias, principalmente para os blogs. b) Os jornalistas adotaram e estão migrando para os blogs em busca de maior autonomia, independência, liberdade de expressão e realização profissional. O referencial teórico que orientou este estudo conceitua o trabalho e a comunicação como atividade humana, ergológica (Schwartz), constitutiva da ontologia do ser social (Marx). O trabalho jornalístico é abordado a partir desse referencial teórico, para destacar como os processos produtivos nessa área profissional foram transformados pelas tecnologias, técnicas e organização diferenciadas das rotinas produtivas. Toma-se o conceito clássico de jornalismo e de sua deontologia e analisa-se seu desenvolvimento ao longo do século XX e início de XXI à luz das mudanças ocorridas a partir da globalização, do mundo do trabalho do jornalista e da organização das empresas de comunicação na contemporaneidade. Os valores humanistas que fundam o campo jornalístico são questionados em relação aos valores da sociedade de consumo, da informação e do espetáculo. Do ponto de vista metodológico, os procedimentos são: levantamento bibliográfico pertinente aos conceitos envolvidos e, também, o estudo empírico de casos e a observação de jornalistas experientes que migraram para os blogs como nova opção profissional. Como resultado, foi constatado que os jornalistas migraram para os blogs em busca de autonomia, entre outros motivos, mas encontraram obstáculos que os impede de exercer a plena liberdade de expressão no novo meio, como o cerceamento financeiro e o judicial. Além disso, estão em busca de novos arranjos econômicos que possibilite o pleno exercício da profissão nos blogs.
Título em inglês
Journalists, bloggers, communication migrants: in search of new economic arrangements for journalistic work with greater autonomy and freedom of expression
Palavras-chave em inglês
bloggers journalists
blogs
communication
freedom of expression
journalism
work
Resumo em inglês
This thesis investigates and seeks to answer two research hypotheses: a) The journalism professionals are migrating from traditional media (print, radio and TV) to new media, especially for blogs. b) Journalists have adopted and are migrating to blogs in search of greater autonomy, independence, freedom of expression and professional achievement. The theoretical framework that guided this study conceptualizes the work and communication as a human activity, ergologic (Schwartz), a constituent of the ontology of social being (Marx). The journalistic work is approached from this theoretical framework, to highlight how the production processes in this professional area were transformed by technology, techniques and differentiated organization of productive routines. One takes the classical concept of journalism and its ethics and analyzes its development throughout the twentieth century and early twenty-first in the light of the changes brought about by the globalization, the journalist's job in the world and the organization of communication companies in the contemporaneity. The humanist values that founded the journalistic field are questioned in relation to the values of the consumer society, information and spectacle. From a methodological point of view, the procedures are: relevant literature to concepts involved and also the empirical case studies and observation of experienced journalists who migrated to blogs as a new career option. As a result, it was found that journalists migrated to the blogs in search of independence, among other reasons, but found obstacles that prevent them from exercising full freedom of expression in the new medium, as the financial restriction and the judicial. They are also looking for new economic arrangements that will allow the full exercise of the profession in blogs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-06-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.