• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-24112015-101553
Documento
Autor
Nome completo
Deisy Fernanda Feitosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Balan, Willians Cerozzi
Gosciola, Vicente
Matuck, Artur
Rosa, Almir Antonio
Título em português
A televisão na era da convergência digital das mídias. Uma reflexão sobre a comunicação comunitária
Palavras-chave em português
Comunicação comunitária
Convergência digital das mídias
Desligamento da TV analógica
Televisão europeia
TV digital
Resumo em português
Com o sistema binário e a convergência digital das mídias, dispositivos de comunicação como celulares, computadores e até mesmo aparelhos receptores de televisão deixam de desempenhar apenas a função principal para a qual foram desenvolvidos e passam a se constituir, devido à interoperabilidade de sistemas e à internet, em meios para os quais confluem serviços e linguagens. Se olharmos especialmente para a televisão, notaremos imediatamente que a forma de vê-la ganha novos moldes. O aparelho separa-se do conteúdo. O sinal da TV deixa seu corpo físico e passa a navegar pelo horizonte binário. Ela fica, assim, emancipada do seu corpo material - o aparelho televisor -, e pode ser acompanhada em outras plataformas e dispositivos, aumentando, desse modo, a sua difusão e as possibilidades de canal de retorno para emissores e receptores. Esta pesquisa acompanha o cenário de implantação da TV digital no Brasil e no mundo e reflete acerca das influências e transformações trazidas ao cotidiano da sociedade e aos espaços públicos pelo sistema digital e pela internet. A tese foi estruturada em cinco capítulos, que perpassam diferentes aspectos relacionados à televisão: a sua história e cronologia, os princípios tecnológicos que regem o seu funcionamento, as linguagens que a caracterizam, a sua colocação no cenário convergente e a sua influência no cotidiano das pessoas. No trabalho, trago o resultado de um estudo de caso realizado no ano de 2014, durante um Estágio de Pesquisa no Exterior na Universidade Sapienza de Roma e uma visita técnica às universidades de Brighton e Portsmouth. Essa etapa da pesquisa permitiu-me conhecer in loco o panorama atual desses países, dois anos após a conclusão do switch off, analisar a relação dos italianos e ingleses com a mídia televisiva e com as outras mídias de comunicação digital e a relação/abertura das suas emissoras televisivas para com as novas modalidades de transmissão de conteúdos nas plataformas digitais. Para isso, além buscar fontes bibliográficas, entrevistei pesquisadores e profissionais da área de radiodifusão e telecomunicações que participaram diretamente do processo de transição analógico-digital da TV. Na tese, também faço o relato de uma pesquisa de campo realizada na zona leste de São Paulo, desenvolvida em conjunto com educadores e educandos do Intermídia Cidadã, um coletivo pertencente ao Núcleo de Comunicação Comunitária da Fundação Tide Setubal. A experiência, realizada com base na Produção Partilhada do Conhecimento, serviu para divulgar a chegada da televisão digital e do apagão analógico, refletir sobre os conteúdos da TV aberta brasileira e observar as possibilidades trazidas pela TV digital para o exercício da comunicação comunitária. A pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, empregou os métodos de procedimento experimental e comparativo e levantou dados através de questionário, entrevistas em áudio e vídeo, oficinas, debates e consultas bibliográficas. Dentre os autores citados, posso destacar: Mikhail Bakhtin, Lúcia Santaella, Sérgio Bairon, Arlindo Machado, Jesús Martín-Barbero, Gérman Rey, Nicholas Negroponte, Arlindo Machado, Eugênio Bucci, Manuel Castells, Clay Shriky, Henry Jenkins, Alberto Marinelli, Néstor García Canclini, Almir Almas, Jay David Bolter, Richard Grusin, Walter Benjamin, Rafael Ruiz e Márcia Tiburi.
Título em inglês
Television in the era of digital media convergence: a reflection about community communication
Palavras-chave em inglês
Analog TV switch off
Community communication
Digital media convergence
Digital TV
European television
Resumo em inglês
With the emergence of the binary system and the convergence of digital media, communication devices such as cellular phones, computers and even television receivers have now taken on more than just the main functions for which each was developed. They are now part of, due to the interoperability between systems and the Internet, systems of which services and languages are now integrated to as well. If one was to focus entirely on television, it can be observed that television watching has now received new forms. The device itself is separate from the content. The TV signal moves away from its physical form and begins to navigate on the binary field. Thus, it is emancipated of its material form - the television device - and can now be seen on other platforms and devices, hence raising the signal's distribution and the possibilities of return channels to transmitters and receivers. This research has closely followed the digital television implementation scenario in Brazil and in the world, and observes the influences and transformations in introduced to society's daily routine and to the public arena by the digital system and the Internet. The thesis is structured in five parts that run through the different aspects related to television: its timeline and history, the technological principles that command its operation, the languages that distinguish it, its placement in the converging scenario, and is influence in society's daily routine. This project presents the result of a case study performed in 2014, during my Research Internship at the University of Sapienza, in Rome. It also includes data gathered during technical visits to the universities in Brighton and Portsmouth. This stage of the research allowed me to observe the current panorama of these countries in loco, two years after the switch off. It also gave me the opportunity to analyze the relationship of the Italians and the English with television media, as well as with other digital communications media and the relationship/opening of the television transmitters of each country to new transmission modalities of content on digital platforms. In order to perform this leg of the research, in addition to searching in bibliographical sources, I interviewed researchers and professionals of the radio broadcasting and telecommunications fields, who had directly participated in the analogue-digital TV transition process. In this thesis, I also present a report of a field study done in the East Side of São Paulo city. This study was developed with the help of educators and pupils of Intermídia Cidadã, a collaboration that belongs to the Community Communication Nucleus of the Tide Setubal Foundation. The experience, based on the Shared Production of Information, was helpful to showcase the arrival of digital television and the analogue blackout. It was also useful to consider the content of public TV in Brazil and to analyze the possibilities now available through digital TV for community communication. This research, of qualitative and quantitative intent, applied comparative and experimental methods and collected data through surveys, audio and video interviews, workshops, debates and bibliographic research. Among the authors mentioned, I would like to make special reference to the following: Mikhail Bakhtin, Lúcia Santaella, Sérgio Bairon, Arlindo Machado, Jesús Martín-Barbero, Gérman Rey, Nicholas Negroponte, Arlindo Machado, Eugênio Bucci, Manuel Castells, Clay Shriky, Henry Jenkins, Alberto Marinelli, Néstor García Canclini, Almir Almas, Jay David Bolter, Richard Grusin, Walter Benjamin, Rafael Ruiz and Márcia Tiburi.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-11-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.