• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-24092019-161325
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Malacarne de Pinho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Gomes, Mayra Rodrigues (Président)
Casadei, Eliza Bachega
Mungioli, Maria Cristina Palma
Soares, Rosana de Lima
Titre en portugais
Representações da maternidade no cinema brasileiro contemporâneo
Mots-clés en portugais
análise do discurso
cinema brasileiro
maternidade
representação social
Resumé en portugais
Objetivo: O cinema é um produto cultural constituído por discursos e significações e contribui para a formação de subjetividades. Esta pesquisa busca identificar em três longas-metragens nacionais contemporâneos o sistema de valores e ideias que orienta, situa e delimita as práticas maternas na sociedade brasileira e de que maneira os efeitos de sentido que constroem reforçam, transformam ou degradam a representação social materna. Métodos: Enquadramento teórico-metodológico interdisciplinar, que tem como base a Análise do Discurso oriunda da Escola Francesa, em diálogo com conceitos-chave da teoria da representação social, os estudos culturais e os estudos de gênero. Resultados: Com base nas análises, concluímos que a representação social da mãe brasileira contemporânea está ligada à ideologia da maternidade intensiva. Nos três filmes do corpus identificamos também contradiscursos que se contrapõem ao modelo vigente, o que aponta possível desgaste da representação social materna atual e o surgimento de mudanças e transformações relacionadas a ela no futuro.
Titre en anglais
Representations of motherhood in contemporary Brazilian cinema.
Mots-clés en anglais
Brazilian cinema
discourse analysis
motherhood
social representation
Resumé en anglais
Objective: Cinema is a cultural product that carries discourses and meanings and contributes to the formation of subjectivities. This research seeks to identify in three domestic contemporary feature films the range of values and ideas that guide, situate and delimit the maternal practices in Brazilian society and in what ways the meanings that they produce reinforce, transform or degrade maternal social representation. Methods: Interdisciplinary theoretical-methodological framework, based on French discourse analysis, in dialogue with key concepts of social representation theory, cultural studies and gender studies. Results: Based on the analysis, we concluded that the social representation of the contemporary Brazilian mother is linked to the ideology of intensive motherhood. In the three films of the corpus we also identified discourses that are contrary to the current model, which indicates a possible erosion of the current maternal social representation and an emergence of changes and transformations related to it in the future.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-09-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.