• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-23032012-172153
Document
Auteur
Nom complet
Érica Masiero Nering
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Président)
Matuck, Artur
Petry, Luís Carlos
Titre en portugais
Ciência em hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento
Mots-clés en portugais
Ciência
Comunicação
Hipermídia
Produção do conhecimento em hipermídia
Ruptura epistemológica
Resumé en portugais
A pesquisa visa a fazer uma reflexão sobre a produção de hipermídias para a construção do conhecimento científico acadêmico. Para tanto, temos como base a filosofia de Gadamer (2008), que questiona a incontestabilidade da metodologia científica. Segundo ele, para chegarmos a uma inteligência compreensiva não necessitamos de uma imersão no método científico, uma vez que ela já é adquirida pela experiência mundana: na realidade histórica, na experiência, no tempo, na tradição, visão da qual compartilhamos e a qual acreditamos ser possibilitada por processos digitais de produção do conhecimento. Partimos do conceito de ruptura epistemológica (Bachelard, 1996) para desenvolver a noção da ciência no contexto da hipermídia e suas possibilidades de apropriação na difusão, divulgação e produção do conhecimento, dando origem a três categorias explicitadas no capítulo II. Ao nos concentramos na produção do conhecimento em hipermídia analisamos três trabalhos acadêmicos em linguagem hipermidiática: From (Gomes, 2008), LOttocento (Eco, 1999) e Ilha Cabu (Petry, 2010), análises realizadas sob a óptica de três metodologias distintas que visam avaliar níveis de navegabilidade (Landow, 2006), interatividade (Schulmeister, 2001), hibridismo de linguagens (Santaella, 2005) e níveis de conhecimento (Bairon, 2004) sob o viés da produção do conhecimento em hipermídia como possibilidade de abertura hermenêutica entre ciência e senso comum.
Titre en anglais
Science in Hypermedia: digital frames in the production of knowledge
Mots-clés en anglais
Communication
Epistemological rupture
Hypermedia
Knowledge production of science
Science
Resumé en anglais
The research intends to ponder on the hypermedia production for the construction of scholarly science knowledge. To this end we rely on Gadamers (2008) philosophy , which questions the scientific methods indisputability. According to him, in order to achieve a comprehensive intelligence we do not need a scientific method immersion, once it has already been acquired viamundane experience -- in historical reality, in experience, in time, in tradition --, a view we share and believe may be allowed for digital processes of knowledge production. We depart from the epistemological rupture (Bachelard, 1996) to develop a notion of science in the hypermedia concept and its possibilities for appropriation of diffusion, dissemination and production of knowledge, giving rise to three categories explained in chapter II. We concentrate in knowledge production in hypermedia and we analyze three academicals works made in hypermedia: From (Gomes, 2008), LOttocento (Eco, 1999) and Ilha Cabu (Petry, 2010), conducted under three methodologies that evaluate levels of navegability (Landow, 2006), interaction (Schulmeister, 2001), hybridity (Santaella, 2005) and knowledge levels (Bairon, 2004) under the bias of the knowledge production in hypermedia as a possibility for a hermeneutical opening between science and common sense.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-05-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.