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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-23032012-172153
Documento
Autor
Nome completo
Érica Masiero Nering
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Matuck, Artur
Petry, Luís Carlos
Título em português
Ciência em hipermídia: tramas digitais na produção do conhecimento
Palavras-chave em português
Ciência
Comunicação
Hipermídia
Produção do conhecimento em hipermídia
Ruptura epistemológica
Resumo em português
A pesquisa visa a fazer uma reflexão sobre a produção de hipermídias para a construção do conhecimento científico acadêmico. Para tanto, temos como base a filosofia de Gadamer (2008), que questiona a incontestabilidade da metodologia científica. Segundo ele, para chegarmos a uma inteligência compreensiva não necessitamos de uma imersão no método científico, uma vez que ela já é adquirida pela experiência mundana: na realidade histórica, na experiência, no tempo, na tradição, visão da qual compartilhamos e a qual acreditamos ser possibilitada por processos digitais de produção do conhecimento. Partimos do conceito de ruptura epistemológica (Bachelard, 1996) para desenvolver a noção da ciência no contexto da hipermídia e suas possibilidades de apropriação na difusão, divulgação e produção do conhecimento, dando origem a três categorias explicitadas no capítulo II. Ao nos concentramos na produção do conhecimento em hipermídia analisamos três trabalhos acadêmicos em linguagem hipermidiática: From (Gomes, 2008), LOttocento (Eco, 1999) e Ilha Cabu (Petry, 2010), análises realizadas sob a óptica de três metodologias distintas que visam avaliar níveis de navegabilidade (Landow, 2006), interatividade (Schulmeister, 2001), hibridismo de linguagens (Santaella, 2005) e níveis de conhecimento (Bairon, 2004) sob o viés da produção do conhecimento em hipermídia como possibilidade de abertura hermenêutica entre ciência e senso comum.
Título em inglês
Science in Hypermedia: digital frames in the production of knowledge
Palavras-chave em inglês
Communication
Epistemological rupture
Hypermedia
Knowledge production of science
Science
Resumo em inglês
The research intends to ponder on the hypermedia production for the construction of scholarly science knowledge. To this end we rely on Gadamers (2008) philosophy , which questions the scientific methods indisputability. According to him, in order to achieve a comprehensive intelligence we do not need a scientific method immersion, once it has already been acquired viamundane experience -- in historical reality, in experience, in time, in tradition --, a view we share and believe may be allowed for digital processes of knowledge production. We depart from the epistemological rupture (Bachelard, 1996) to develop a notion of science in the hypermedia concept and its possibilities for appropriation of diffusion, dissemination and production of knowledge, giving rise to three categories explained in chapter II. We concentrate in knowledge production in hypermedia and we analyze three academicals works made in hypermedia: From (Gomes, 2008), LOttocento (Eco, 1999) and Ilha Cabu (Petry, 2010), conducted under three methodologies that evaluate levels of navegability (Landow, 2006), interaction (Schulmeister, 2001), hybridity (Santaella, 2005) and knowledge levels (Bairon, 2004) under the bias of the knowledge production in hypermedia as a possibility for a hermeneutical opening between science and common sense.
 
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Data de Publicação
2012-05-21
 
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