• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-18052015-160820
Documento
Autor
Nome completo
Doris Sathler de Souza Larizzatti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Brandão, Aivone Carvalho
Correa, Victor Aquino Gomes
Gosciola, Vicente
Matuck, Artur
Título em português
Ludusfera: o espaço do jogo hipermidiático
Palavras-chave em português
ambiente digital
hipermídia
jogo
Ludusfera
Resumo em português
Investigação filosófico-teórico-metodológica, de abordagem interdisciplinar, que objetiva propor premissas à criação e produção de hipermídias conceituais, visando a compreensão inicial de conceitos. A partir de contribuições temáticas, inspiradas em várias áreas do saber e fazer, apresentar nexos teóricos não conclusivos, possíveis lacunas e rupturas epistemológicas científicas, como frutos de um pensamento sistemático centrado no processo criador de expressividades digitais, com base em paradigmas teórico-metodológicos como critérios avaliativos, hibridização, ambientes digitais, navegabilidade e interatividade. Para tanto, objetiva-se a construção do conceito Ludusfera, em sua comunicação tridimensional (filosofia, teoria e método), vista como esfera lúdica (Spielraum, espaço de jogo/Spiel) de integração de experiências estéticas, conhecimento científico e cotidiano (hiper) multimidiático, sob a perspectiva da semiótica cultural, da fenomenologia hermenêutica heidegger-gadameriana, com ênfase na circularidade da compreensão, e dos jogos de linguagem de Wittgenstein, como reflexão aos modos de asserções sobre os fenômenos.
Título em inglês
Ludusfera: space game hypermedia
Palavras-chave em inglês
digital environment
game
hypermedia
Ludusfera
Resumo em inglês
Philosophical and theoretical-methodological research, interdisciplinary approach, which aims to offer premises to the creation and production of conceptual hypermedia, aimed at initial understanding of concepts. From thematic contributions, inspired in various areas of knowledge and do not provide conclusive theoretical links, possible gaps and scientific epistemological ruptures, as fruits of a systematic thinking centered on the creative process of digital expressivity, based on theoretical and methodological paradigms as assessment criteria, hybridization, digital environments, navigation and interactivity. Therefore, the objective is the construction of Ludusfera concept in its three-dimensional communication (philosophy, theory and method), seen as playful ball (Spielraum, play space / Spiel) integration of aesthetic experiences, scientific knowledge and everyday (hyper) a multimedia, from the perspective of cultural semiotics, the heidegger-Gadamer's hermeneutic phenomenology, emphasizing the roundness of understanding, and of Wittgenstein's language games, as reflection on the modes of assertions about the phenomena
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-05-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.