• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-18052015-160820
Documento
Autor
Nombre completo
Doris Sathler de Souza Larizzatti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Brandão, Aivone Carvalho
Correa, Victor Aquino Gomes
Gosciola, Vicente
Matuck, Artur
Título en portugués
Ludusfera: o espaço do jogo hipermidiático
Palabras clave en portugués
ambiente digital
hipermídia
jogo
Ludusfera
Resumen en portugués
Investigação filosófico-teórico-metodológica, de abordagem interdisciplinar, que objetiva propor premissas à criação e produção de hipermídias conceituais, visando a compreensão inicial de conceitos. A partir de contribuições temáticas, inspiradas em várias áreas do saber e fazer, apresentar nexos teóricos não conclusivos, possíveis lacunas e rupturas epistemológicas científicas, como frutos de um pensamento sistemático centrado no processo criador de expressividades digitais, com base em paradigmas teórico-metodológicos como critérios avaliativos, hibridização, ambientes digitais, navegabilidade e interatividade. Para tanto, objetiva-se a construção do conceito Ludusfera, em sua comunicação tridimensional (filosofia, teoria e método), vista como esfera lúdica (Spielraum, espaço de jogo/Spiel) de integração de experiências estéticas, conhecimento científico e cotidiano (hiper) multimidiático, sob a perspectiva da semiótica cultural, da fenomenologia hermenêutica heidegger-gadameriana, com ênfase na circularidade da compreensão, e dos jogos de linguagem de Wittgenstein, como reflexão aos modos de asserções sobre os fenômenos.
Título en inglés
Ludusfera: space game hypermedia
Palabras clave en inglés
digital environment
game
hypermedia
Ludusfera
Resumen en inglés
Philosophical and theoretical-methodological research, interdisciplinary approach, which aims to offer premises to the creation and production of conceptual hypermedia, aimed at initial understanding of concepts. From thematic contributions, inspired in various areas of knowledge and do not provide conclusive theoretical links, possible gaps and scientific epistemological ruptures, as fruits of a systematic thinking centered on the creative process of digital expressivity, based on theoretical and methodological paradigms as assessment criteria, hybridization, digital environments, navigation and interactivity. Therefore, the objective is the construction of Ludusfera concept in its three-dimensional communication (philosophy, theory and method), seen as playful ball (Spielraum, play space / Spiel) integration of aesthetic experiences, scientific knowledge and everyday (hyper) a multimedia, from the perspective of cultural semiotics, the heidegger-Gadamer's hermeneutic phenomenology, emphasizing the roundness of understanding, and of Wittgenstein's language games, as reflection on the modes of assertions about the phenomena
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.