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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-17112015-101107
Document
Author
Full name
Isadora Ortiz de Camargo
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Correa, Elizabeth Nicolau Saad (President)
Ramos, Daniela Osvald
Sellos, Pedro Sigaud
Title in Portuguese
Caracterização, processos de produção e tendências do jornalismo em mobilidade: um estudo de caso do The New York Times
Keywords in Portuguese
dispositivos móveis
gestão digital
jornalismo digital
Jornalismo em mobilidade
NYtimes
produção jornalística
Abstract in Portuguese
Esta dissertação identifica e analisa o panorama de transformação e (re)formatação do conteúdo jornalístico para dispositivos móveis, tablets e smartphones, além da gestão estratégica que impulsiona a incorporação da condição de mobilidade no jornalismo. A pesquisa foca a mobilidade como tendência estratégica para o jornalismo digital contemporâneo, discutindo uma proposição conceitual de 'jornalismo em mobilidade'. Assim, a partir do estudo de caso da empresa jornalística norte-americana The New York Times (NYTimes), a pesquisa destaca as mudanças que impactam a produção de conteúdo jornalístico, identificando aspectos que constroem as versões móveis desta marca, referência em implementação de cultura digital. Com o estudo de caso, e um mapeamento das orientações estratégicas e metodológicas da empresa, objetiva-se discutir a mobilidade na rotina de produção da redação jornalística digital baseada na visão (explicativa) de cinco dos principais gestores da redação digital do NYTimes. Entre os desafios e oportunidades da marca (NYT) estão as métricas, o conhecimento da audiência e, portanto, personalização, otimização, customização e curadoria como pontos chaves da área digital. Como principal objetivo da pesquisa destaca-se o foco em uma produção jornalística de qualidade. E, por fim, a dissertação aborda o jornalismo em mobilidade como uma tendência (presente e futura) às redações, considerando que os aparatos tecnológicos móveis deixam de ser apenas ferramentas tecnológicas para se caracterizarem como plataformas midiáticas, a partir da segunda década dos anos 2000.
Title in English
-
Keywords in English
digital journalism
digital management
Journalism in mobility
journalistic production
mobile devices
NYTimes
Abstract in English
This Mater's thesis identifies and analyzes the panorama of change and (re) formatting of journalistic content for mobile devices, as well as strategic management that drives the incorporation of mobility in journalism. The research focuses on mobility like a strategic trend for contemporary digital journalism, discussing a conceptual proposition of 'journalism in mobility'. From the study of the US newspaper company The New York Times (NYTimes), this master's thesis highlights changes the impact of content journalistic production content, identifying some aspects that build mobile versions of this brand, which is a reference of culture digital. With the case study and a mapping of strategic and methodological guidance of the company, it objective is to discuss mobility in routine production of digital journalism based on view (explanatory) of five of the top managers of digital writing the NYTimes. Among the challenges and opportunities of the NYT are metrics, knowledge of the audience and therefore customization, optimization, customization and curators as key points of the digital area. As the main objective of this research focus on stands out in a journalistic production quality. And finally, the dissertation deals with journalism on move as a trend (present and future) to newsrooms, considering that mobile technological devices are not merely technological tools, but are media platforms.
 
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Publishing Date
2015-11-17
 
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