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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17092018-163855
Documento
Autor
Nome completo
Issaaf Santos Karhawi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Correa, Elizabeth Nicolau Saad (Presidente)
Amaral, Adriana da Rosa
Casaqui, Vander
Gomes, Mayra Rodrigues
Leão, Lucia Isaltina Clemente
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Título em português
De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
Palavras-chave em português
blogs
blogueiras
influenciadores
institucionalização
legitimação
moda
profissão
profissionalização
Resumo em português
Assumindo como base teórico-metodológica, os estudos da Arqueologia da Mídia e a perspectiva arqueológica de Michel Foucault, nosso objeto de estudo corresponde à caracterização de um novo perfil profissional no campo da Comunicação, o de blogueira de moda. Estabelecemos, então, como objetivo principal de nossa pesquisa, definir como se deu o processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil. Para tal, ao longo da pesquisa apontamos características próprias das blogueiras de moda e de sua prática, assim como definimos etapas de profissionalização da blogosfera brasileira. A escolha pela pesquisa acerca dos blogs de moda e, mais especificamente, das blogueiras se dá pelo fato de que formatos e modelos de negócio que hoje fazem parte da rotina de outros produtores de conteúdo da internet foram desenhados por essas profissionais-amadoras. Para compreender como se deu esse processo de profissionalização, acompanhamos a produção de 52 blogueiras (por meio de posts nos blogs, vídeos no YouTube e publicações no Instagram), entre os anos de 2014 e 2018, em busca de enunciações sobre sua atividade profissional. Entre os resultados obtidos na pesquisa está a caracterização de quatro etapas de profissionalização da blogosfera de moda: vanguarda, legitimação, institucionalização e profissional. Também pudemos desvelar um ethos profissional das blogueiras que evidencia diferenças entre as profissionais, seus percursos na carreira, motivações e produção.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
bloggers
blogs
fashion
influencers
institutionalization
legitimation
profession
professionalization
Resumo em inglês
Assuming as a theoretical and methodological basis the studies of Media Archeology and the archaeological perspective of Michel Foucault, our object of study corresponds to the characterization of a new professional profile in the field of Communication; the fashion bloggers. Therefore, we established as the main objective of our research the definition of how the professionalization process of fashion blogs in Brazil took place. Throughout the research we identified characteristics of the fashion bloggers and their practices, as professionals. This research focuses on fashion bloggers because of their importance in establishing new formats and business models for other internet producers. To understand how this process takes place, we analyzed the discursive enunciation of 52 bloggers (through blog posts, YouTube videos and Instagram publications) between 2014 and 2018, searching for statements about their professional activity. Among the results is the characterization of four stages of the process of professionalization in the fashion blogosphere: vanguard, legitimation, institutionalization and professional. We have also been able to unveil a professional ethos of bloggers that shows differences among professionals, their career paths, motivations and production.
 
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Data de Publicação
2018-09-17
 
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