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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-17052013-121519
Documento
Autor
Nome completo
Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Lago, Claudia
Mungioli, Maria Cristina Palma
Título em português
O mundo do trabalho dos jornalistas na realidade e na ficção. Uma análise comparativa do perfil do profissional e dos discursos da telenovela sobre as práticas do jornalista
Palavras-chave em português
Comunicação
Jornalistas
Mundo do Trabalho
Telenovela
Trabalho
Resumo em português
Discute as mudanças no mundo do trabalho dos comunicadores, em especial dos jornalistas, em um momento de transformações tecnológicas impactantes na sociedade do início do século XXI. Trata-se de uma pesquisa comparativa do perfil do profissional e dos discursos dos personagens da telenovela sobre as práticas do jornalista. Subsidiam este estudo as pesquisas empíricas realizadas pelo Grupo de Pesquisas Comunicação e Trabalho da ECA USP, no período de 2008 a 2012, e três produções da teledramaturgia brasileira: A Favorita (2008), Paraíso (2009) e Insensato Coração (2011), que apresentam o profissional jornalista como personagem. A metodologia adotada para o levantamento dos perfis dos profissionais utilizou uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos aplicados junto a quatro amostras de jornalistas do Estado de São Paulo (jornalistas convocados a partir de redes sociais, associados do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, empregados de uma grande Editora e freelancers) e recortes das sequências de cenas das telenovelas com falas de personagens jornalistas para comparação. O referencial teórico utilizado foi o binômio comunicação e trabalho, a partir da abordagem ergológica, estudos da linguagem e a análise do discurso como método de interpretação. Os resultados das pesquisas quantitativas apontaram o perfil do jornalista: jovem, branco, de classe média, maioria mulheres sem filhos, multiplataformas, vínculo de emprego precário (como freelancers, PJs e autônomos) com curso superior completo e com especialização em nível de pós-graduação, a maioria formado de um a 15 anos. A maior parte dos profissionais não trabalha nas redações e atua em setores empresariais diversificados, exercendo a função de assessor de comunicação. A partir da comparação, este trabalho observou que: (i) a telenovela retrata as mudanças das tecnologias empregadas no processo comunicativo, (ii) que os personagens, a despeito das mudanças tecnológicas, não discursivizam sobre como estas novas estratégias afetaram o ritmo de trabalho, ou as relações de trabalho e, (iii) na dramaturgia, a palavra perfeita e a fotografia da cena elaboradas no texto reificam a credibilidade no jornalismo e no jornalista.
Título em inglês
The working world of journalists in reality and fiction. A comparative analysis between the professional profile and the discourses of the telenovela on the journalism practices.
Palavras-chave em inglês
Communication
Journalists
Telenovela
Work
Working world
Resumo em inglês
This work discuss on the changes in the working world of communicator, in special the journalists, in times of significant technological transformations in the early 21st century. It is a comparative research of the professional profile and the discourses of the characters from the telenovela on the journalist practices. This study reckons upon the empirical researches conducted by the Communication and Work Research Group from ECA USP, between 2008 and 2012, and three Brazilian telenovelas: A favorita (2008), Paraíso (2009) and Insensato Coração (2011), which present the journalist as character. To the methodology adopted for the investigation of the professional profiles, we have used a combination of quantitative and qualitative methods which were applied to four samples of journalists from the state of São Paulo (composed by journalists invited by online social networks, associated to the Journalist Union of São Paulo, employees of a large publishing company and freelancers) and then compared to dialogues from scene sequences of the telenovelas. The theoretical basis was the binomial communication and work, from the ergology approach, language studies and discourse analysis as methods of interpretation. The results of the quantitative researches showed that the journalist professional profile was: young, white, medium-class, most of them women without kids, with multiplatform skills, precarious employment relationship (as freelancers, legal entity and self-employed), with college and graduate education degree, most graduated from one to fifteen years ago. The majority of the professionals do not work in the editorial office and work in different business sectors, performing the role of communication advisers. In the comparative analysis, we have observed that: (i) the telenovela portrays the changes in the techniques adopted in the communication process, (ii) that the characters, in spite of the technological changes, do not address the issue on how these new technological strategies have affected the pace of work or the work relationships and, (iii) in the dramaturgy, the perfect word and the scenery photography which were developed in the text reify the credibility on journalism and on the journalist.
 
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ADACIAPARECIDA.pdf (8.08 Mbytes)
Data de Publicação
2013-05-21
 
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