• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-11062019-170554
Documento
Autor
Nombre completo
Rosana Mauro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Mungioli, Maria Cristina Palma (Presidente)
Almeida, Rogério de
Barreto Filho, Eneus Trindade
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Sacramento, Igor Pinto
Soares, Rosana de Lima
Título en portugués
A construção discursiva televisual da mulher popular na telenovela: um estudo sobre as personagens de Avenida Brasil e A Regra do Jogo
Palabras clave en portugués
classe social
mulher popular
personagem
telenovela
Resumen en portugués
Esta tese estuda personagens femininas consideradas populares em duas telenovelas de João Emanuel Carneiro, dirigidas por Amora Mautner, Avenida Brasil (2012) e A Regra do Jogo (2015/2016). Ambas foram exibidas na Rede Globo no horário das 21 horas. Consideramos como populares as personagens que representam mulheres da classe-que-vive-do-trabalho (ANTUNES, 2001), ou seja, que vendem seu trabalho de forma direta ou indireta, e que apresentam o habitus e o capital cultural (BOURDIEU, 2007) da classe popular. O objetivo foi analisar como essas personagens são construídas em termos discursivos e televisuais, face a um discurso circulante (CHARAUDEAU, 2012) a respeito da mulher popular no Brasil. Frente a esse objetivo, o trabalho organizou-se sobre dois grandes eixos: (1) a história e a formação de um discurso sobre a mulher pobre e urbana no país (SOIHET, 2015; FONSECA; 2015; RAGO, 2015), apoiando-nos também no conceito de representação de Hall (2016); (2) a construção da personagem de ficção televisiva, as particularidades das personagens de telenovela e a realização de uma tipologia da personagem feminina popular nas tramas estudadas. As análises consistiram no levantamento das principais características físicas, psicológica e sociais das personagens, na realização de tipologias e no estudo de cada uma delas, 28 no total, com base no plano do conteúdo e no plano da expressão e suas respectivas formas e substâncias, de acordo com a teoria de Hjelmslev (GREIMAS, 1973; FONTANILLE, 2008; VOLLI, 2007). O foco da análise recaiu sobre a construção de um discurso televisual o qual se corporifica por meio de questões formativas e estéticas não apenas do meio televisivo, mas também de matrizes culturais e formatos industriais que compõem a tecnicidade do mapa das mediações de Martín- Barbero (2009) e parte da midiatização. A metodologia empregou ferramentas da análise do discurso, dos estudos de linguagem de Bakhtin (1999; 2003; 2010) e da semiótica para abarcar a complexidade da construção de personagens nessas telenovelas como forma e produto cultural. Ao longo da análise, observou-se que a caracterização espaço-temporal das personagens mostrava-se como elemento-chave para sua construção e, recorrendo ao conceito de cronotopo (Bakhtin, 2010), foram encontrados nas personagens quatro tipos: o cronotopo de aventura, o idílico, o da terceira na vida privada e o trivial. As personagens foram divididas em trabalhadoras e emergentes sociais e nas seguintes tipologias: matriarca, mantenedora, periguete, femme fatale arrivista, melhores amigas, mentoras, camaleão, nêmesis, vilãs, heroína, mulher valente, mocinha melodramática e religiosas. Uma mesma personagem ocupou mais de uma classificação.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
character
popular woman
social class
telenovela
Resumen en inglés
This thesis studies female characters considered popular in two telenovelas by João Emanuel Carneiro, directed by Amora Mautner, Avenida Brasil (2012) and A Regra do Jogo (2015/2016). Both were shown on Rede Globo at 9 pm. We consider as popular the characters that represent women of the working class (ANTUNES, 2001), that is, that sell their work directly or indirectly, and that present the habitus and the cultural capital (BOURDIEU, 2007) of the popular class. The objective was to analyze how these characters are constructed in discursive and televisual terms, in the face of a circulating discourse (CHARAUDEAU, 2012) regarding popular women in Brazil. In the face of this objective, the work was organized on two main axes: (1) the history and the formation of a discourse on poor and urban women in the country (SOIHET, 2015, FONSECA, 2015, RAGO, 2015) also in Hall's concept of representation (2016); (2) the construction of the character of television fiction, the particularities of telenovela characters and the realization of a typology of the popular female character in the plots studied. The analyzes consisted in the survey of the main physical, psychological and social characteristics of the characters, in the accomplishment of typologies and in the study of each of them, 28 in total, based on the content plane and the plane of expression and their respective forms and substances, according to the theory of Hjelmslev (GREIMAS, 1973; FONTANILLE, 2008; VOLLI, 2007). The focus of the analysis was on the construction of a televisual discourse which is embodied through formative and aesthetic questions not only of the television medium, but also of cultural matrices and industrial formats that compose the technicality of Martín-Barbero's mediation map (2009) and part of the mediatization. The methodology employed tools of discourse analysis, Bakhtin's language studies (1999; 2003; 2010) and semiotics to encompass the complexity of character building in these telenovelas as a form and cultural product. Throughout the analysis, it was observed that the space-time characterization of the characters was shown as a key element for its construction and, using the concept of chronotope (Bakhtin, 2010), were found four types in the characters: the adventure chronotope, the idyllic, the third in private life and the trivial. The characters were divided into workers and emerging social and in the following typologies: matriarch, maintainer, periguete, femme fatale upstart, best friends, mentors, chameleon, nemesis, villains, heroine, brave woman, melodramatic and religious girl. The same character held more than one classification
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RosanaMauro.pdf (5.70 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-06-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.