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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2011.tde-10012013-164608
Documento
Autor
Nome completo
Clarice Greco Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de (Presidente)
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Título em português
Qualidade na ficção televisiva brasileira: as críticas especializada e popular
Palavras-chave em português
Crítica
Ficção televisiva
Premiações
Qualidade
Resumo em português
O presente estudo visa a elaboração de um diagnóstico crítico sobre a chamada qualidade da ficção televisiva brasileira, buscando levantar, compreender e analisar critérios que possam constituir uma base para a avaliação das produções ficcionais televisivas no Brasil. Tomando como linha teórica um conjunto de pesquisadores que defendem a qualidade como uma questão subjetiva, o estudo pretende investigar esse conceito por meio de uma avaliação da crítica. No caso da televisão brasileira, nota-se além da crítica especializada de televisão uma grande presença da opinião popular, que demonstra forte participação pública em relação às ficções, pautada na construção de uma fala coletiva que representaria um senso comum, no sentido kantiano. Nesse contexto, a análise envolve dois pontos de vista: o da crítica especializada, divida entre jornalística e acadêmica, e o da crítica popular. Para isso, pretende analisar a crítica por meio das premiações que contemplam ficções televisivas, estabelecendo um paralelo entre as cerimônias que contam com júri popular e as eleitas por júri profissional, para que seja possível discutir as relações entre as opiniões do público e da crítica especializada. Além disso, questionários foram aplicados para jornalistas e estudiosos que escrevem sobre televisão e para o público da internet, buscando colher informações que possibilitem compreender seus critérios de avaliação. A estrutura teórica do trabalho, que servirá de modelo para uma avaliação crítica de atuais formas de participação, é composta por leituras dos diálogos acerca da noção de qualidade televisiva debatida por diversos autores nacionais e internacionais, da importância da crítica, levando-se em consideração a noção de gosto trabalhada por Bourdieu (A Distinção, 2008), relacionada à Crítica do Juízo de Kant, com enfoque para a relação entre gosto e senso comum.
Título em inglês
Quality television fiction: specialized and popular critiques.
Palavras-chave em inglês
Critique
Quality
Television awards
Television fiction
Resumo em inglês
The present study intends to elaborate a critical diagnostic about the so called quality television on TV fiction, aiming to search, understand and analyze criteria that can serve as basis to the evaluation of fictional productions on Brazilian television. Supported by a theoretical guideline where researches defend quality on television as a subjective matter, this study aims to investigate this concept through an evaluation of the critique. In the case of Brazilian television, one can notice, besides the specialized critics, a great presence of popular opinion which demonstrates a strong public participation related to television fictions, based on the construction of a collective speech which would represent a common sense, in the sense proposed by Kant. Within this context, the analysis embraces two points of view: the one from the specialized critique, divided into journalistic and academic, and the one from the popular critique. With this aim, it intends to analyze the critique through Television Awards establishing a parallel between the ceremonies with a specialized jury and the ones by popular vote, in order to make it possible to discuss the relation between public and specializes opinion. Besides that, questionnaires were applied to journalists and researchers who write about television and to the general public on the internet, reaching to gather information that could help to understand their evaluation criteria. The theoretical structure of the study, which will serve as a model for a critical evaluation of the current forms of participation, is composed by readings of the dialogues among the notion of quality television, discussed by many national and international authors; the importance of critique, taking into account the notion of taste brought up by Bourdieu (2008), related to the Critique of judgment from Kant, with emphasis to the relation between taste and common sense.
 
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Data de Publicação
2013-01-14
 
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