• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-07032017-142809
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Akio Casoto Suenaga
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Président)
Corrochano, Maria Carla
Mungioli, Maria Cristina Palma
Tomizaki, Kimi Aparecida
Titre en portugais
Os jovens e os sentidos do trabalho: pesquisa - intervenção em comunicação na rede pública de ensino.
Mots-clés en portugais
Binômio Comunicação e Trabalho
Escola Pública
Jovens
Pesquisa-intervenção
Sentidos do Trabalho
Resumé en portugais
A seguinte pesquisa pretende estudar as relações de comunicação dos jovens estudantes de escola pública sobre o trabalho: como a atribuição de sentido a esta atividade que atravessa, não apenas a esfera profissional, mas toda a vida humana, afeta suas maneiras de existir e de se relacionar. Para tanto, busca-se uma ampliação conceitual a partir da articulação teórico-metodológica do Binômio Comunicação e Trabalho, baseada principalmente no materialismo histórico dialético. A investigação dispõe de uma etapa empírica, realizada em uma escola pública da cidade de São Paulo com jovens do terceiro ano do ensino médio, a partir das pistas metodológicas da Pesquisa-intervenção e dos Estudos de Recepção Latino-americanos. De maneira geral, notamos o quanto a discussão sobre o trabalho é escassa no espaço escolar, embora ela seja vital para que os jovens de camada popular possam repensar suas trajetórias de vida de maneira crítica, à luz de um contexto social mais amplo.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Communication and Labor Binomial
Intervention-research
Labor Meanings
Public School
Youth
Resumé en anglais
The following research aims to study the young public school students' communication relations with labor: how the creation of meaning for this activity, that is related not only to the professional scope, but also to all human existence, affects their ways of existing and their relationships. In order to do so, we seek a conceptual broadening starting from the theoretical-methodological articulation of the Communication and Labor Binomial, based mainly on the historical-dialectical-materialism. The research has an empirical phase, developed from the methodological tracks of the Intervention-research and the Latin-American Reception Studies, in a public school in São Paulo city with young high school students. Overall, we could observe how the labor discussion is scarce in public schools, even though it is vital for the students of popular layers to have the possibility of thinking over their life trajectories in a critical way, in light of a wider social context
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-03-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.