• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2018.tde-06022018-093824
Documento
Autor
Nome completo
Erica Masiero Nering
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Larizzatti, Doris Sathler de Souza
Correa, Victor Aquino Gomes
Gosciola, Vicente
Matuck, Artur
Título em português
O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade
Palavras-chave em português
Aprendizado em hipermídia
Comunicação
Cotidiano
Hermenêutica
Produção do conhecimento
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-filosófica sobre a inserção da hipermídia no cotidiano do aprendizado humano. Partimos da hipótese de que essa inserção é essencial em vias de uma mudança no paradigma escolar tradicional no contexto da pós-modernidade. Entendemos aqui, com base na filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e sua crítica à epistemologia moderna e na crítica construtivista pelas vozes de Jean Piaget e Paulo Freire, que o conhecimento se constrói a partir da experiência cotidiana, da realidade do ser no mundo, e não pela inserção dos paradigmas científicos por eles mesmos, sem abertura ao diálogo com os saberes prévios. Sob essa ótica, desenvolvemos a noção da hipermídia como uma abertura a esse diálogo entre o senso comum cotidiano e os saberes científicos por meio de recursos como o hibridismo de linguagens, a organização hipertextual, a alinearidade e a interatividade, como conceituou a pesquisadora brasileira Lúcia Santaella. Entendemos aqui que a exploração dessas possibilidades leva a uma realocação do papel do sujeito na produção do conhecimento. Dessa forma, reposiciona-se o papel do professor, do estudante e das instituições escolares no contexto das novas tecnologias em uma estratégia descrita por J. J. Brunner que passa pela necessidade de ofertar à população uma educação contínua ao longo da vida e uma aprendizagem distribuída, que pode ser realizada a distância, para todos. Como metodologia para desenvolver esta tese, lançamos mão da análise de alguns fenômenos da atualidade, como hipermídias, experiências no âmbito artístico e científico e cursos a distância.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Communication Studies
Everyday life
Hermeneutics
Hypermedia Learning
Production of Knowledge
Resumo em inglês
The purpose of this research was a theoretical and phylosophical pondering on the use of hypermedia in everyday learning, Our hypothesis considered such use as essential for a shift in the traditional education paradigm in a post-modern context. Based on Hans-Georg Gadamer's hermeneutics and his critic to modern epistemology, as well as on Jean Piaget's and Paulo Freire's contributions, we assume that knowledge is constructed by everyday experience, by a person's environment and being in the world, and not by their incorporation of scientific paradigm with no opening for dialogue with previous knowledges. Thus, we understand hypermedia as a manner of opening for such dialogue between common sense and scientific knowledge through resources such as hybrydization of languages, hypertextual organization, nonlinearity and interactivity, as defined by Brazilian researcher Lúcia Santaella. We believe that the exploration of these possibilities allows for a repositioning of the subject's role in the production of knowledge. Thus, there is a repositioning of the roles of teachers, students and schools in the context of the new technologies in a strategy described by J. J. Brunner as one that is based on the need of offering to all people a continuous education throughout their lives, which may be offered as distance education. We also analyze some recent phenomena, such as hypermedia, digital artistic and scientific experiences and distance courses
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
EricaNering.pdf (3.94 Mbytes)
Data de Publicação
2018-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.