• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-04082009-213739
Documento
Autor
Nome completo
Carmen Maria Pulga
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Costa, Maria Cristina Castilho (Presidente)
Sousa, Mauro Wilton de
Trindade, Liana Maria Salvia
Título em português
Interface - igreja e mídia: uma experiência de comunicação religiosa na web
Palavras-chave em português
Comunicação em rede
Igreja
Interatividade
Internet
Mídia
Resumo em português
O presente trabalho estuda as relações entre a Igreja Católica e o advento dos meios de comunicação de massa. Aborda o lento processo de aproximação dessa instituição em relação à sociedade midiática e mapeia o desenvolvimento da sociedade em rede e das mídias digitais. Focaliza a passagem do poder hegemônico no exercício da comunicação, da Igreja para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), levando em conta os desafios que apresentam à comunicação religiosa. Desenvolvendo uma pesquisa-ação, conforme proposta por Thiollent, procura descobrir desafios e potencialidades da comunicação interativa e virtual, através da rede de computadores, na afirmação da fé cristã e na evocação de valores espirituais.
Título em inglês
Interface - igreja e mídia: uma experiência de comunicação religiosa na web
Palavras-chave em inglês
Church
Interactive action
Internet
Media
Net communication on the network
Resumo em inglês
This present essay studies the relations between the Catholic Church and the institution of the mass media. It deals whit the slow process of approach from this institution in relation to the media society and it charts media. It focus the transfer of hegemonic power in the exercise of communication, from the Church to the Technologies of Information and Communication (TICs), taking into account the challenges they present to the religious communication. By developing a research-action according to what Thiollent proposes, it tries to find challenges and potentialities of interactive and virtual communication through the computer net, in the Christian faith affirmation and the evocation of spiritual values.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3787056.pdf (8.13 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.