• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-31012014-162744
Documento
Autor
Nome completo
Wesley Augusto Nogueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Crippa, Giulia (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Schapochnik, Nelson
Título em português
O livro no fim do livro: perspectivas para o leitor, autor e editor brasileiro sob a ótica da popularização dos novos dispositivos de leitura digital
Palavras-chave em português
Dispositivos digitais de leitura
Livro digital
Mercado editorial
Mercado editorial brasileiro
Resumo em português
O presente estudo procurará examinar a relação entre o livro e seus principais atores sociais, o leitor, o autor e o editor, no âmbito da popularização dos ereaders, através da investigação sobre as circunstâncias em que a introdução do livro digital pode afetar as estruturas de produção, circulação e apropriação da informação bibliográfica. Utilizamos, para isso, um extenso levantamento de obras e documentos sobre a história editorial e do livro no Brasil, além de referencial teórico concernente ao livro digital, editoria, práticas de leitura e direitos autorais, corroborado por dados estatísticos de mercado, sob a perspectiva de sua produção e circulação, e da penetração social da leitura e dos dispositivos. Compreendemos, como resultado, que os papéis dos agentes da cadeia produtiva do livro podem ser dinamizados através dos recursos proporcionados pelo livro e redes digitais.
Título em inglês
The book at the end of the book: Prospects for the brazilian reader, author and publisher from the perspective of the popularization of the new digital reading devices.
Palavras-chave em inglês
Brazilian publishing Market
Digital Book
Digital reading devices
Publishing market
Resumo em inglês
This study aims to examine the relationship between the book and its main social actors, the reader, the author and the publisher, in scope of the popularization of ereaders, by research on the circumstances in which the introduction of the digital book can affect the structures of production, circulation and appropriation of biographical information. We used to do this, an extensive survey of works and documents about the story of book publishing in Brazil, as well as theoretical references for the digital book publishing, reading practices and copyright, supported by statistical data market, about the perspective of its production and circulation, and social penetration of reading and devices. We understand, as a result, that the roles of the productive circuit of the book can be streamlined by the resources provided by the book and digital networks.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
WESLEYNOGUEIRA.pdf (2.19 Mbytes)
Data de Publicação
2014-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.