• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-31012014-154532
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Augusto Sena
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Almeida, Marco Antonio de (Presidente)
Crippa, Giulia
Vaz, Jose Carlos
Título en portugués
Políticas culturais, tecnologias de informação e democracia cultural: o programa VAI e a constituição da Agência Popular Solano Trindade
Palabras clave en portugués
Informação
Juventude
Políticas Culturais
Redes Sociais
Redes sociotécnicas
Resumen en portugués
Trata-se da análise das estratégias de articulação e comunicação utilizadas por jovens produtores culturais da cidade de São Paulo, de modo particular sob o ponto de vista daqueles organizados em grupos e coletivos culturais localizados em suas regiões mais periféricas. Investigou-se quais relações se estabelecem entre esses coletivos e as redes e circuitos culturais existentes na cidade de São Paulo, e qual o papel exercido pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nesse processo, concebidas aqui enquanto ferramentas dessa articulação, não seu fim último. O estabelecimento do recorte de ação para a pesquisa partiu da investigação de uma política pública municipal de fomento à produção cultural, desenvolvida na cidade de São Paulo desde 2004, e que vêm sendo responsável por desvelar e dar visibilidade às diferentes manifestações artísticas e culturais realizadas por esses jovens: o Programa para Valorização das Iniciativas Culturais. Dentro do conjunto de projetos suportados com recursos desse programa, optou-se pela realização de um estudo de caso específico uma iniciativa em particular: a implantação de uma agência de fomento a cultura popular, denominada Agência Popular Solano Trindade. Especial atenção foi dada ao processo de elaboração do portal na internet que a Agência lançou no final do ano de 2012, e que se propõe funcionar como plataforma tanto de informação sobre as ações da instituição, suas motivações e objetivos, como de mapeamento dos atores culturais que a integram. Desse modo, pretendeu-se oferecer subsídios para o debate sobre a dinâmica das práticas culturais que se desenvolvem nas bordas da metrópole, e analisar mais detidamente de que maneira uma rede social pode animar e ampliar o desenvolvimento de uma rede sociotécnica, e o papel assumido pelo usuário enquanto parceiro do processo de construção e circulação da informação.
Palabras clave en inglés
Cultural Policies
Information
Social Networks
Socio-technical networks
Youth
Resumen en inglés
These studies analise the articulation and communication strategies used by cultural young producers from the city of São Paulo, in a particular way from the point of view of those organized in cultural groups located in the outskirts of the city. The dissertation investigated which relations and connections were established between this groups and cultural networks of the city of São Paulo, and what was the role of the Information and Communications Technology (ICTs) in this process, comprehended here as tools for this articulation, not as a final objective/goal. The choice for the research was originated from the investigation of a municipal public policy of cultural production enhancement, developed in São Paulo since 2004, which is being responsible for unveiling and promote visibility to different kinds of artistic and cultural expressions held by young.: the VAI (Portuguese abbreviation for Cultural Initiatives Appreciation). Among all the projects financed by this program, a specific case study of one iniciative in particular was chosen: the establishment of a popular culture enhancing agency called Agencia Popular Solano Trindade. Special attention was given to the construction of an internet website that this Agency launched in the end of 2012, and which was designed to work not only to market the actions, motivations and objectives of the institution, but also as a mapping tool of the actors who integrate it. In this way, aimed to offer elements for the cultural practices dynamics debate which are grown in the outskirts of the Metropolis but also due considerate the ways in which a social network can enhance and expand the development of a socio-ethnic network, and the role played by the user as a partner of the building and circulation of the information.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.