• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-29102010-131012
Documento
Autor
Nombre completo
Sara Barbosa de Sousa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Almeida, Maria Christina Barbosa de (Presidente)
Bellotto, Heloisa Liberalli
Smit, Johanna Wilhelmina
Título en portugués
Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
Palabras clave en portugués
Centros de documentação e memória
Cultura organizacional
História e memória
Memória de empresas
Responsabilidade histórica
Resumen en portugués
A pesquisa tem por objetivo refletir o papel desempenhado pela memória empresarial, analisando sua atuação estratégica no reforço da imagem institucional e na construção ou fortalecimento da identidade corporativa. A reflexão engloba ainda as motivações das empresas para a construção de espaços de memória e o uso da memória pelas organizações. A análise envolve a discussão de conceitos de áreas multidisciplinares do conhecimento: história, administração, arquivologia e biblioteconomia e documentação. Aborda os conceitos de história bem como sua associação com o passado e sua valorização por setores da sociedade e como efeito do processo de globalização. Apresenta a conceituação de memória, abordando sua valorização e busca generalizada feita por diversos setores sociais, destacando o interesse e importância pelas organizações, repercutindo em eventos comemorativos ou no resgate da história da empresa. Aborda a conceituação do termo cultura expressando sua complexidade conceitual e ampla significação, dando ênfase para a cultura organizacional e analisando seus principais componentes: valores, heróis, mitos e ritos para a compreensão de seu imaginário. Analisa a empresa além da produção de bens e serviços, como parte integrante da sociedade, enfatizando sua atuação frente aos seus públicos de relacionamento: consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade. Avalia os mercados de memória empresarial, abordando a temática dos trabalhos produzidos, destacando-se a importância do rigor científico e a legitimidade das fontes de pesquisa nos projetos de memória, objetivando a veracidade da história. Analisa os projetos de memória empresarial para identificar se estes constituem estratégia de marketing para valorização da imagem institucional ou são resultantes da consciência da responsabilidade história da organização.
Título en inglés
Corporate Memory: utilitarian interest or historical responsibility?
Palabras clave en inglés
companies memory
documentation and memory centers
historical responsibility
history and memory
organizational culture
Resumen en inglés
The research aims to reflect the role played by the corporate memory, analyzing its strategic importance in enhancing the institutional image and building or strengthening the corporate identity. The reflection also encompasses the motivations of the companies for the construction of memory spaces and memory usage by organizations. The analysis involves the discussion of concepts of multi-disciplinary areas of knowledge, such as: history, management, archivology and librarianship, and documentation. Comprises the concepts of history and their association with the past, and their recovery by the sectors of the society, and as an effect of the globalization process. Introduces the concept of memory, encompassing its recovery and generalized search made by various social sectors, highlighting the relevance and importance by organizations, resulting in celebratory events or in the recovery of the companys history. It broads the definition of the term culture, expressing its conceptual complexity and wide-ranging significance, with emphasis on organizational culture and analyzing its major components: values, heroes, myths and rituals to the understanding of its imagery. Analyzes the company beyond the production of goods and services as an integral part of the society, emphasizing its actions before its stakeholders: customers, clients, suppliers, cooperators, community. Evaluates the markets of corporate memory, by addressing the thematic produced works, highlighting the importance of the scientific rigor and the legitimacy of the research sources on memory projects, aiming at the truth of the history. Analyzes the corporate memory projects in order to identify whether they are of marketing strategy for the institutional memory enhancement or whether they are the result of the awareness on the companys historical responsibility.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2200998.pdf (874.35 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.