• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-28102010-103831
Documento
Autor
Nome completo
Sônia Barreto de Novaes Paschoal
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Perrotti, Edmir (Presidente)
Dias, Marina Celia Moraes
Pieruccini, Ivete
Título em português
Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização
Palavras-chave em português
Abrigo
crianças e adolescentes
infoeducação
mediação cultural dialógica
metodologia colaborativa
oficinas de leitura
protagonismo cultural
singularização
Resumo em português
Esta dissertação é um estudo exploratório sobre o conceito de mediação cultural dialógica realizado a partir de oficinas de leitura comprometidas com o protagonismo cultural de crianças e adolescentes (00 a 18 anos) em situação de abrigo numa cidade do interior paulista a cerca de 80 kilômetros da capital. A metodologia utilizada foi a da pesquisa colaborativa e os dados foram analisados por meio das seguintes categorias: ambientes, ações, tempos, protagonistas e polifonia. Os resultados indicam que as mediações culturais realizadas no abrigo, centradas na singularização de crianças e jovens, foram capazes de romper com a impessoalidade, a frieza e a monotonia que marcam diversos aspectos da vida nos abrigos. Resistentes no início, à medida que as oficinas de leitura se desenvolviam e ganhavam corpo na dialogia todos os protagonistas (crianças, adolescentes, monitores e o próprio pesquisador) se reconheciam como parte destas ações, apropriando-se delas segundo suas expectativas e interesses específicos, criando vínculos com o mediador e com os livros, relacionando as leituras com outras atividades e práticas culturais, mostrando-se aptos a ressignificar o ato de ler. A mediação cultural dialógica, ao propiciar a singularização dessas crianças e jovens, permitiu a emergência de valores e significados para textos e contextos, para leitores e mediadores que se apresentaram como protagonistas culturais, categoria centrada no encontro e na vinculação com o outro.
Título em inglês
Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização
Palavras-chave em inglês
children and teenagers
collaborative methodology
cultural protagonism
dialogical cultural mediation
infoeducation
reading workshops
shelter
singularization
Resumo em inglês
This dissertation is an exploratory study of the concept of dialogical cultural mediation focused on reading skills workshops for the cultural protagonism of children and teenagers (0 to 18) at a shelter (in a city 80 kilometers from São Paulo). A collaborative research methodology was used so that data could be analyzed framed by the following categories: environments, actions, time, actors and polyphony. Results indicate that cultural mediations rooted in the singularization of children and teenagers empower them to break away from impersonal, cold and monotonous disciplinary practices. Resistant at first, all actors then engaged and enthused as the workshops were developed and reading became part of a dialogue among children, teenagers, instructors and the researcher herself. Actions could then be adapted to their expectations and specific interests, creating links with the mediator so as to connect elements in the books and readings with other cultural practices and activities. The act of reading was infused with new meanings as dialogical cultural mediation facilitated the singularization of children and teenagers. Readers and mediators became cultural protagonists a category founded on the encounter with the other.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1736191.pdf (8.99 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.