• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-150556
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Ito Messias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Crippa, Giulia (Président)
Bari, Valéria Aparecida
Boff, Ediliane de Oliveira
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Titre en portugais
Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
Mots-clés en portugais
Ativismo
Cibercultura
História em Quadrinhos
Mulheres
Resumé en portugais
A pesquisa partiu do levantamento das principais publicações on-line de histórias em quadrinhos feitas por mulheres no Brasil, a partir dos registros contidos nas iniciativas Lady's Comics (website) e Zine XXX (grupo no Facebook), que são plataformas dedicadas à divulgação de HQs femininas. Foram selecionadas oito quadrinistas e suas respectivas obras, considerando histórias contínuas, em que o mesmo enredo se desenvolve à medida que as plataformas on-line são atualizadas pelas autoras, desconsiderando publicações de tiras, cartuns, charges e histórias avulsas. São elas: Bianca Pinheiro (Bear); Brendda Costa Lima (Manual de sobrevivência à vida adulta); Cátia Ana (O diário de Virgínia); Cris Peter (Quimera); Fernanda Ferreira (Como eu realmente...); Gabriela Masson (Garota Siririca); Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço) e Lita Hayata (Bete vive). Buscou-se identificar os principais temas dessas webcomics selecionadas e situá-las entre obras ficcionais e não ficcionais, realizando uma breve comparação com as publicações de editoras brasileiras. Aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo para identificação dos temas; entrevistas estruturadas com as autoras selecionadas, para obter os apontamentos qualitativos da amostra. Como resultados principais, identificamos que todas as webcomics são protagonizadas por personagens femininas, sete são ficcionais e uma é autobiográfica. Após comparação com as publicações de editoras brasileiras, observou-se que as histórias de não ficção (sobretudo, as autobiografias) predominam nos catálogos, quando consideramos as HQs de autoria feminina. Os resultados mostram que na internet existe maior autonomia, permitindo que as quadrinistas escapem aos filtros editoriais na produção de suas HQs. Embora exista maior independência na criação, ter uma publicação on-line não garante credibilidade e projeção às autoras, o que depende de fatores como a presença no circuito de premiações e nos eventos relacionados aos quadrinhos e interesse da mídia especializada.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Ativism
Ciberculture
Comics
Women
Resumé en anglais
The research aimed to carry out a survey of the main online comics publications made by women in Brazil, from the records contained in the initiatives Lady's Comics (website) and Zine XXX (Facebook group), which are platforms dedicated to the dissemination of female comics. Eight comic artists and their respective works were selected, considering continuous histories, in which the same plot develops as the online platforms are updated by the authors, disregarding strip publications, cartoons, cartoons and single stories. They are: Bianca Pinheiro (Bear); Brendda Costa Lima (Manual de sobrevivência à vida adulta); Cátia Ana (O diário de Virgínia); Cris Peter (Quimera); Fernanda Ferreira (Como eu realmente...); Gabriela Masson (Garota Siririca); Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço) and Lita Hayata (Bete Vive). We sought to identify the main themes of the selected comics (which we chose to call "webcomics") and place them between fictional and nonfiction works, making a brief comparison with the publications of Brazilian publishers. The content analysis methodology was applied to identify themes and structured interviews with the selected authors, which allowed qualitative results to be obtained from the sample. As main results, we identified that all webcomics are female characters, seven are fictional and one is autobiographical. After comparison with the publications of Brazilian publishers, it was observed that non-fiction stories (especially autobiographies) predominate in catalogs, when we consider female comics. The results show that on the internet there is more autonomy, allowing comics to escape the editorial filters in the production of their comics. Although there is greater independence in the creation, having an online publication does not guarantee credibility and projection to the authors, which depends on factors such as the presence in the circuit of awards and events related to comics and interest of the specialized media.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-02-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.