• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-21052009-112323
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Benetti Marques Valio
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Grossmann, Martin (Presidente)
Martins, Maria Helena Pires
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Título en portugués
Mapeando a complexidade da exposição de arte: é possível avaliá-la?
Palabras clave en portugués
Arte contemporânea
Avaliação e avaliação de exposições
Exposição de arte
Mediação cultural
Sistema da arte
Resumen en portugués
A investigação consiste em um estudo exploratório sobre a atuação das práticas avaliatórias em exposição de arte. Para tanto, busca-se contextualizar a exposição de arte, com base nas mudanças ocorridas na arte nas últimas quatro décadas. Procura-se introduzir a arte contemporânea por meio da apresentação de seu sistema, tornando aparente a inter-relação de seus elementos constituintes. Separados em capítulos na Parte I, os elementos do sistema foram descritos de maneira a confrontá-los uns com os outros: a perda da autoria do artista, que a divide com o espectador; a obra se completa com o espectador; ao espectador não cabe mais a passividade, ele é envolvido, passa a participar, torna-se parte integrante da obra; o mercado é agente de circulação, possibilitando o confronto da obra com a dinâmica do sistema; as instituições tornam-se espaço de intervenção, elemento integrante da manifestação artística; a crítica une-se à prática artística assumindo os riscos da produção, enquanto a história é colocada em xeque e a teoria é tomada pelos artistas; a mediação obra-espectador é executada pelo curador o qual atua lado a lado com a prática artística e o educador facilita o momento da experiência estética; por fim, a exposição é a síntese destes elementos, demonstrando a interação entre eles no espaço expositivo. Deste modo, torna-se aparente a complexidade do meio em que está inserida a exposição, mostrando-se como processo, como reflexo da instabilidade da contemporaneidade. A exposição sintetiza a atuação dos elementos do sistema apresentando-se enquanto tal, levando a uma reflexão amplificada do contexto contemporâneo da arte no qual o processo de avaliação de exposição faz parte. A avaliação realizada no ambiente expositivo concentra-se na análise de seus públicos para aprimoramento da qualidade da experiência da visita no museu. Uma análise paralela das avaliações aplicadas em projetos sociais permite uma visão mais abrangente da avaliação como instrumento de gestão. Amplia-se, por fim, a visão do contexto da exposição de arte, levando a um posicionamento mais crítico frente a este contexto, demonstrando a exposição avaliada como parte de uma complexidade maior que é o próprio sistema a qual ela pertence.
Título en inglés
Mapping the complexity of art exhibition: is it possible to evaluate it?
Palabras clave en inglés
Art exhibition
Art system
Contemporary art
Cultural mediation
Evaluation and exhibition evaluation
Resumen en inglés
This research is an exploratory investigation of the evaluation practices applied to art exhibition. To do so, the study intends to contextualize art exhibition, considering the changes in art during the last four decades. It presents contemporary art as a system, showing the inter-relation among its elements. These elements were divided into chapters, in Part I, to describe each one, and, where possible, to confront one with the other: the loss of authority by the artist, who shares the authority with the spectator; the work of art is completed with the spectators participation; the spectator abandons a passive attitude and gets involved, participating and being part of the art work; the art market is a circulation agent of the art work, the art market makes it possible the confront the art work and the system dynamics; the art institutions becomes a space for interventions, part of the artistic manifestations; art criticism joins art practice assuming the production risks, while art history is kept in check and the art theory is claimed by the artists; the mediation between artwork and spectator is done by the curator, who works side-by-side with the artists practice and the educator, who facilitates the moment of aesthetic experience; at last, the exhibition is the synthesis of all these elements above, showing the interaction among the elements of the system at the exhibition space. Therefore, the complexity of the context where the exhibition is shown becomes emphasized, presenting the exhibition as a process, as a reflex of an unstable contemporaneity. The exhibition synthesizes the interaction among the elements of the system to constitute itself, turning into an expanding reflection about the context of contemporary art, in which the exhibition evaluation is part. The evaluation performed in the exhibition spaces focuses on the analysis of the public to improve the quality of the visit in the museum. A parallel analysis of social project evaluations makes it possible to build a broader view of how this management tool is used. Finally, the view of the art exhibition context is expanded; proposing a more critical attitude towards this context, showing that the evaluation of an exhibition is part of a larger complexity, which is the art system itself to which it belongs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5215412.pdf (1.60 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.