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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-19112013-161748
Documento
Autor
Nome completo
Edison Luis dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Pieruccini, Ivete (Presidente)
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Romão, Lucília Maria Sousa
Título em português
Estação memória Cambury: mediação cultural com os parceiros do rio que muda
Palavras-chave em português
Dispositivos informacionais
Infoeducação quilombola
Inovação social
Mediação cultural
Memória e Informação
Resumo em português
Esta dissertação é um estudo exploratório sobre o processo de mediação e apropriação cultural de informação em um contexto social, marcado historicamente pela expropriação cultural - Cambury - uma comunidade rural formada por pescadores e quilombolas que vivem na Mata Atlântica. A análise de campo e as reflexões teóricas se debruçaram sobre o papel do mediador e dos dispositivos informacionais, tendo como referência metodológica a pedagogia dialógica das Oficinas de Memória, espaço privilegiado para experimentação de saberes, trocas culturais e simbólicas. Como resultado, formulamos categorias significativas de análise do mediador cultural, cujo amálgama de saberes (informacionais; procedimentais e atitudinais) julgamos indispensável aos processos de significação em territórios simbólicos diferenciados. Como produto de conhecimento no campo da pesquisa social aplicada, criamos o dispositivo infoeducativo - Estação Memória Cambury - conjugado à interface de comunicação digital; e desenvolvemos referenciais teóricos e metodológicos que podem contribuir em futuras práticas infoeducativas que favoreçam a produção, circulação e apropriação social de saberes com os sujeitos do saber, confrontando-os com a questão do sentido da vida, do mundo e de si mesmos.
Palavras-chave em inglês
Cultural Mediation
Information Devices
Memory and Information
Quilombola InfoEducation
Social Innovation
Resumo em inglês
This dissertation is an exploratory study about the mediation process and cultural appropriation of information in a social context which is historically marked by the cultural expropriation - Cambury - a rural community formed by fishermen and other native citizens living nowadays in the Atlantic Forest. The field analysis and the theoretical reflections are based on the role of the mediator and on informational devices. As methodological reference we have the dialogical pedagogy collected from Oficinas de Memória (Workshops of Memory), a privileged space for experimentation of knowledge, cultural and symbolic trading. As a result, we have elaborated important analytical categories for the cultural mediator whose amalgam of knowledge (informational, procedural and attitudinal) is indispensable to the processes of meaningfulness in differentiated symbolic territories. The output in the field of practical social research, is nevertheless the creation of an info-educative device - Estação Memória Cambury - (Cambury Memory Station) - linked to digital communication interface. Finally, methodological and theoretical references have also been developed to possibly contribute in further info-educative practices to enable social production, circulation and knowledge basis together with the subjects of the referred basis, confronting people with life; the meaning of life and of the world and themselves amongst it all.
 
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EDISONSANTOS.pdf (8.72 Mbytes)
Data de Publicação
2013-11-19
 
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