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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17092018-174623
Document
Auteur
Nom complet
Mariany Toriyama Nakamura
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Crippa, Giulia (Président)
Almeida, Marco Antonio de
Cordaro, Madalena Natsuko Hashimoto
Ishiki, Michiko Okano
Luyten, Sonia Maria Bibe
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Titre en portugais
ポップカルチャ(poppu karuchaa): mediações da cultura pop nipo-brasileira no cenário digital
Mots-clés en portugais
Cultura digital
Cultura pop nipo-brasileira
Fandom
Mediação cultural
Tecnologias de Informação e Comunicação
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo abordar a presença da cultura pop nipo-brasileira nos meios digitais através de expressões culturais dos fãs brasileiros de mangás e animês (histórias em quadrinhos e animações japonesas, respectivamente), moda e prática cosplay, cujos conteúdos são compartilhados na internet. Desde sua inserção no Brasil, a cultura pop japonesa esteve relacionada às tecnologias de comunicação e às atividades de fãs brasileiros engajados com aquilo que consumiam. A passagem para as mídias digitais provocou mudanças nas configurações socioculturais, em que o indivíduo participa ativamente na rede, desenvolvendo maneiras distintas de uso e apropriações desses ambientes, o que consequentemente expande o campo de atuação dos fãs. Esses são considerados indivíduos que não apenas se contentam com o que recebem (apropriação passiva); mas, de maneira participativa, produzem conteúdos a respeito do universo ficcional de que são entusiastas. Este trabalho teve como processos metodológicos o estudo exploratório fundamentado em pesquisa bibliográfica dos conceitos relacionados aos avanços das tecnologias de informação e comunicação e os espaços emergentes da rede, transmídia, convergência e participação, bem como a conceitualização das expressões da cultura pop nipo-brasileira que figuram como objeto de estudo desta pesquisa. Utilizou-se também de observação do campo para levantamento de casos mais recentes de projeção das atividades do público da cultura pop japonesa no Brasil no cenário digital. Assim, diante deste cenário, considerou-se que, embora problemáticos para o âmbito da Ciência da Informação, os novos processos de comunicação e mediação cultural no cenário digital devem ser repensados, uma vez que são processos essenciais para o exercício das apropriações de expressões culturais de usuários na rede. Trabalhar em favor do acesso, produção, circulação e qualidade dessas expressões traz o sentido de pertencimento de um grupo, chave para a constituição da cultura nipo-brasileira.
Titre en anglais
ポップカルチャ(poppu karuchaa): mediations of Nipo-Brazilian pop culture in the digital scenario
Mots-clés en anglais
Cultural mediation
Digital culture
Fandom
Information and communication technologies
Nipo-Brazilian pop culture
Resumé en anglais
The main object of this research is to show the presence of Nipo-Brazilian pop culture in digital media through cultural expressions by the Brazilian fans of manga and anime (Japanese comics and animation, respectively), fashion and cosplay practice that are shared over the internet. Since its insertion in Brazil, Japanese pop culture was related to communication technologies and to the activities of Brazilian fans that were engaged with what they consumed. Digital media produced changes in social configurations, in a way that the individual has an active role on the web, developing different ways of using and appropriating such environments, and that, consequently, expands the fans' field of action. These are individuals that not only do not feel satisfied with what they receive (passive appropriation); in a participative manner, they produce content based on their favorite fictional universes. As a methodological approach, this work adopted an exploratory method, based on bibliographic research of the concepts related to the advancements of information and communication technologies and the emerging spaces on the web, transmedia, convergence and participation, as well as the conceptualization of Nipo-Brazilian culture's expressions that are the subject of this research. An observational method was also adopted to show the most recent occurrences of the prominence of the Nipo-Brazilian pop culture public in the digital scenario. This way, in face of such scenario, we considered that, although they raise problems in the area of Information Sciences, the new communication and cultural mediation processes in the digital scenario must be rethinked, since they are essential processes for the appropriation of web users' cultural expressions. Working to promote access, production, flow and quality of such expressions brings a sense of belonging to a group, the key to the constitution of Nipo-Brazilian culture.
 
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Date de Publication
2018-09-18
 
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