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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-17062010-095656
Documento
Autor
Nome completo
Vania Martins Bueno de Oliveira Funaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Poblacion, Dinah Apparecida de Mello Aguiar (Presidente)
Cuenca, Angela Maria Belloni
Narvai, Paulo Capel
Noronha, Daisy Pires
Silva, José Fernando Modesto da
Título em português
Rede colaborativa entre autores em odontologia: docentes dos programas de pós-graduação credenciados em universidades participantes do sistema de informação especializado na área de odontologia (SIEO)
Palavras-chave em português
Bases de dados nternacionais
Odontologia
Produção científica
Redes colaborativas
Resumo em português
A produção científica gerada e publicada por docentes das Faculdades de Odontologia pertencentes ao SIEO e vinculados aos Programas de pós-graduação credenciados pela CAPES, é analisada neste trabalho com vistas à verificação da rede colaborativa entre autores. Objetivos: Identificar a visibilidade da produção brasileira de artigos científicos da área de Odontologia, indexada em bases de dados internacionais no período de 2000 a 2008, de autoria dos docentes dos programas de pós-graduação, atuando nas faculdades que integram o SIEO; Traçar a rede colaborativa entre os autores que publicaram artigos em co-autoria; Analisar o tipo de autoria (única ou múltipla) para publicação de artigos científicos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras indexadas nas fontes internacionais: Medline, Web of Science e Embase; Verificar os autores que mais colaboraram entre si, a partir da rede dos autores mais produtivos de cada programa de pós-graduação e identificar a afiliação destes colaboradores. Método: a produção científica dos docentes credenciados pela CAPES, foi verificada em três bases de dados internacionais: Medline, Web of Science e Embase, no período de 2000 a 2008. Identificou-se em cada programa, o docente com maior número de trabalhos publicados neste período. A partir da sua produção foram identificados os artigos de autoria única e múltipla. As coautorias permitiram elaborar a rede colaborativa entre autores caracterizando os mais produtivos como autores nó de cada Programa. Resultados: de um total de 29 Programas de pós-graduação na área de Odontologia, das Instituições que compõe o SIEO, estão vinculados 492 docentes credenciados. De acordo com a sua produção científica, 24 deles foram selecionados como docentes nó da rede colaborativa. Do total de 1.422 artigos publicados por esses autores, a rede mostrou que apenas 8 dos trabalhos (0,5%) foram escritos por autoria única. Conclusões: as bases de dados internacionais Medline, Web of Science e Embase indexam e dão visibilidade à produção científica indexada, dos artigos de autoria dos docentes da área de Odontologia, pertencentes ao SIEO; a autoria única mostrou estar, na área Odontológica, cada vez menos frequente, dando espaço para a colaboração entre autores; foi confirmada a autoria múltipla como predominante ente docentes brasileiros dessa área; a análise das redes colaborativas entre autores mostrou ser adequada para identificar as relações existentes entre eles; quanto à distribuição geográfica, foi confirmada a maior concentração de Programas e de docentes de pós-graduação na região Sudeste; a predominância de colaboração foi identificada entre os autores dos departamentos da mesma instituição, e com menor frequência entre faculdades, universidades e outros tipos de instituição; a rede colaborativa não se estabeleceu entre autores de Programas credenciados em Faculdades diferentes.
Título em inglês
Collaborative networks between authors in dentistry: professors of post graduation programs accredited in participant universities of the Information System Specialized in Dentistry
Palavras-chave em inglês
Collaborative networks
Data bases
Dentistry
Scientific production
Resumo em inglês
The scientific production generated and published by professors of the Dentistry Colleges belonging to SIEO and linked to the Post Graduation programme accredited by CAPES, is analyzed in this study with the aim to verify the collaborative network between authors. Objectives: To identify the perceptibility of the Brazilian production of scientific articles in the field of Dentistry, indexed in international databases from 2000 to 2008, authored by professors of post-graduation programme, working in the colleges of the SIEO; To plot the collaborative network between the authors who published co-authored articles; to analyze the type of authorship (single or multiple) for the publication of scientific articles published in Brazilian and foreign journals indexed in international sources: MEDLINE, Web of Science and Embase; to check the most cooperating authors among each other, from the network of the most productive authors of each post graduation program and to identify the affiliation of these collaborators. Method: the scientific production of accredited CAPES professors was verified in three international databases: MEDLINE, Web of Science and Embase from 2000 to 2008. We identified in each program the professor with the highest number of papers published in this period and from this production, the publications of single or multiple authorship were identified. Through the collaborative network, it was able to verify the major collaborators of the authors "knots" of each program as well as the form of authorship of articles: single or multiple. Results: In 29 post graduation programme in the Dentistry major area, and from the Institutions composing the SIEO, there are 492 certified professors. According to their scientific production, 24 were selected as teachers "knots" of the collaborative network. Out of 1,422 published articles, the network showed that only 8 (0.5%) were written as single authorship. Conclusions: The international databases MEDLINE, Web of Science and Embase index and provide visibility to the indexed scientific production, from the articles authored by members in the field of Dentistry, belonging to SIEO; the single authorship showed to be, in Dentistry, less frequent, giving rise to co-operation among authors; collaboration resulting in multiple authorship is prevalent among Brazilian professors in the field of dentistry, where the development and dissemination of their research analysis of collaborative networks among authors, is adequate to identify the relationship between them: There is a greater concentration of programme and post graduation professors in the Southeast; the predominance of collaboration was identified among authors of the departments within the same institution, and less frequently, between colleges, universities and other institutions, the strong endogenous showed in 16.6% of the authors (the same department). A collaborative network is not established between authors of accredited programs in different faculties.
 
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Data de Publicação
2010-06-23
 
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