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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2007.tde-16122007-155923
Documento
Autor
Nome completo
Denise Rodrigues So
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto (Presidente)
Silveira, Amelia
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Título em português
"A segmentação de clientes em bibliotecas"
Palavras-chave em português
Marketing de bibliotecas
Segmentação de mercado
Resumo em português
O estudo é uma sistematização do tema Segmentação de Clientes aplicada em bibliotecas. Seu objetivo é demonstrar como a Segmentação de Clientes contribui para uma gestão efetiva de Marketing na biblioteca auxiliando no desenvolvimento de produtos e ações; potencializando os seus resultados. Compõe-se de duas partes: a primeira, um levantamento bibliográfico buscando identificar as tipologias de Segmentação de Clientes existentes, tanto no Marketing quanto na biblioteca, além de cases internacionais com a aplicação da estratégia nesse ambiente; a segunda, uma demonstração de como essa estratégia, e os passos que a antecedem no processo de gestão de Marketing, pode contribuir para potencializar as ações e os produtos e serviços da biblioteca. Para essa demonstração foi utilizado como referência o modelo sistêmico de gestão de Marketing desenvolvido pelo Profº. Dr. Mitsuru Yanaze transpondo-o para uma situação hipotética de uma biblioteca especializada corporativa da área de Marketing. O exercício desenvolvido, além de contextualizar a estratégia de Segmentação no processo de gestão e indicar os benefícios conseguidos com a sua adoção, contribui para diferenciar Marketing e promoção, usados habitualmente como sinônimos.
Título em inglês
Client segmentation in libraries
Palavras-chave em inglês
Libraries
Marketing
Marketing Segmentation
Resumo em inglês
The study is a systematization of the subject Client Segmentation used in libraries. Its aim is to demonstrate how the Client Segmentation contributes to an effective Marketing management in library, promoting the development of products, Marketing actions and leveraging their results. This is a two parts study: the first, a bibliographic review to identify different Segmentation categories either in Marketing as well as in libraries, there are also international cases with this segmentation strategy applied to libraries; the second part is to show how the strategy of Segmentation and the steps taken before its application can contribute to make the library products and its services to be successful. To demonstrate how this can be achieved, a management model, developed by Professor Mitsuru Yanaze, was used and transposed to simulate a management situation in a Marketing corporate library. This hypothetical situation contributed to contextualize Segmentation strategy in management process, which can help librarians to better understand its benefits. Furthermore, this study helped to explain that Marketing differs from promotion; usually mistaken as synonyms.
 
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dissertacao.pdf (775.76 Kbytes)
Data de Publicação
2008-02-22
 
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