• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-15022017-160014
Documento
Autor
Nombre completo
Selma Cristina da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Goldstein, Ilana Seltzer
Meleiro, Alessandra
Título en portugués
Observatórios culturais no Brasil: genealogia, práticas e contribuições ao campo cultural
Palabras clave en portugués
Brasil
Campo cultural
Dispositivo de informação
Informação cultural
Observatório cultural
Pesquisa
Política cultural
Resumen en portugués
O observatório cultural é um dispositivo de informação, típico da sociedade contemporânea, que se apropria de metodologias e teorias interdisciplinares para acompanhar e compreender o campo cultural. Os observatórios culturais surgem, no Brasil, no final da década de 1980 e se desenvolvem especialmente a partir da segunda metade da década 1990, atingindo o maior número de instituições nos anos 2000. Primeiramente associados aos estudos das políticas culturais, em universidades, passam a dedicar esforços a questões culturais específicas dos setores criativos, dos movimentos sociais e dos meios de comunicação, sendo incorporados por diferentes esferas: pública, privada, terceiro setor e sociedade civil. A partir da pesquisa dos conteúdos dos sites de 15 observatórios brasileiros, são analisados os contextos, as motivações e as circunstâncias de criação, assim como as formas de atuação, práticas e atividades desses órgãos. Quanto aos propósitos, eles podem ser classificados como de monitoramento ou "fiscais", de reflexão ou think tank, conforme a literatura, e "de apropriação", a partir da contribuição desta pesquisa. Em geral, predomina a produção de conteúdos analíticos; a edição de livros, revistas, artigos, textos, publicações digitais e audiovisuais; a coleta de informações em "bancos de dados" e a promoção de atividades de difusão: palestras, oficinas, cursos rápidos, encontros. Entre os pontos de vulnerabilidade na atuação, devido aos recursos de que dispõem, encontram-se: o trabalho em rede, a comunicação com os diferentes públicos, a produção de indicadores culturais e o compartilhamento de conteúdos e metodologias. A contribuição principal dos observatórios se identifica, sobretudo, pela criação de uma "cultura" das práticas de pesquisa e observação e pelo reconhecimento de sua importância para a ação política. No caso brasileiro, a apropriação desse tipo de dispositivo de informação por setores da sociedade civil e pelos movimentos sociais significa um propósito novo ou uma ampliação da ação política dos grupos.
Título en inglés
Cultural observatories in Brazil: genealogy, practice and contributions to the field of culture.
Palabras clave en inglés
Brazil
Cultural field
Cultural information
Cultural observatories
Cultural policy
Information apparatus
Research
Resumen en inglés
Cultural observatories are apparatuses of information, typical of contemporary society, that absorb interdisciplinary methodology and theory to follow and comprehend the field of culture. Cultural observatories emerged in Brazil in the late 1980s, but developed themselves more assertively throughout the late 1990s and reached an increased number of institutions in the new millenium. Initially associated to the study of cultural policies in universities, they went on to analyze specific cultural issues related to creative sectors, social movements and media and are now being incorporated to public, private and third sectors and to the civil society. Their contexts, motivations, circumstances of creation as well as operation manner, practices and activities were analyzed based on the online content of 15 different Brazilian observatories. As for their purposes, they can be classified as monitoring or "inspectors", reflexive or think tanks or as "appropriation", as defined by this research. In general, the production of analytical content is their predominant activity, which includes: literature, magazines, scientific articles and texts, digital and audio-visual publishing, the gathering of information in data banks and the promotion of disseminating activities like lectures, workshops, quick courses and congresses. The observatories' vulnerabilities, due to their scarce resources, include: work through networking, communication with a diverse audience, the production of cultural indicators and the sharing of content and methodology. The main contribution of these observatories is their participation in creating a "culture" of observation and research practices as well as recognition of their importance to political action. In the case of Brazil, the appropriation of this kind of information apparatus by sectors of civil society and by social movements reveals a new or amplified purpose of political activity among these groups.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-02-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.