• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-14032014-164411
Document
Auteur
Nom complet
Isis Baldini Elias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Grossmann, Martin (Président)
Paula, Teresa Cristina Toledo de
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Chaia, Miguel Wady
Rosenfield, Lenora Lerrer
Titre en portugais
Conservação e restauro de obras com valor de contemporaneidade: a arte postal da XVI Bienal de São Paulo
Mots-clés en portugais
Obra de arte (preservação; conservação)
Papel (preservação; conservação)
Resumé en portugais
O objetivo deste estudo é comprovar a hipótese de que a conservação e o restauro de obras de arte não convencionais - aquelas cuja natureza exige não apenas um conhecimento da degradação dos materiais, mas, principalmente, um estudo profundo sobre as idéias, os processos, os contextos e a rede simbólica, que as constitui -, só é possível de ser realizada a partir da correta avaliação da obra em sua contemporaneidade. A desconsideração desta contextualização pode incorrer em erros de avaliação e conseqüentemente em intervenções equivocadas e, muitas vezes, desnecessárias ou não desejadas. Além disso, pelo fato destas obras possuírem ainda grande valor de contemporaneidade, ou seja, estarem inseridas dentro, ou muito próximo, do tempo histórico atual, independente de sua complexidade física ou ideológica, exigem uma análise a partir de outros referenciais teórico-metodológicos para além dos critérios clássicos.
Resumé en anglais
The aim of this research is to confirm the thesis that the conservation and restoration of non-conventional artworks - those whose nature demands not only a knowledge of the degradation of materials but primarily a carefully articulated study of the ideas, processes, contexts and the symbolic network that forms them - can only be undertaken through the correct assessment of the artwork in its current state. By overlooking this contextualization one can incur in misguided assessments and consequently in mistaken - and often unnecessary and unwanted - interventions. Furthermore, because these artworks have a great contemporaneity value, that is, they are inserted in, or very close to, the current historical time, independently from their physical or ideological complexity, they require analysis from theoreticalmethodological references beyond the classic criteria.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
IsisBaldiniElias.pdf (5.79 Mbytes)
Date de Publication
2014-03-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.