• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-14032014-164411
Documento
Autor
Nombre completo
Isis Baldini Elias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Grossmann, Martin (Presidente)
Paula, Teresa Cristina Toledo de
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Chaia, Miguel Wady
Rosenfield, Lenora Lerrer
Título en portugués
Conservação e restauro de obras com valor de contemporaneidade: a arte postal da XVI Bienal de São Paulo
Palabras clave en portugués
Obra de arte (preservação; conservação)
Papel (preservação; conservação)
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo é comprovar a hipótese de que a conservação e o restauro de obras de arte não convencionais - aquelas cuja natureza exige não apenas um conhecimento da degradação dos materiais, mas, principalmente, um estudo profundo sobre as idéias, os processos, os contextos e a rede simbólica, que as constitui -, só é possível de ser realizada a partir da correta avaliação da obra em sua contemporaneidade. A desconsideração desta contextualização pode incorrer em erros de avaliação e conseqüentemente em intervenções equivocadas e, muitas vezes, desnecessárias ou não desejadas. Além disso, pelo fato destas obras possuírem ainda grande valor de contemporaneidade, ou seja, estarem inseridas dentro, ou muito próximo, do tempo histórico atual, independente de sua complexidade física ou ideológica, exigem uma análise a partir de outros referenciais teórico-metodológicos para além dos critérios clássicos.
Resumen en inglés
The aim of this research is to confirm the thesis that the conservation and restoration of non-conventional artworks - those whose nature demands not only a knowledge of the degradation of materials but primarily a carefully articulated study of the ideas, processes, contexts and the symbolic network that forms them - can only be undertaken through the correct assessment of the artwork in its current state. By overlooking this contextualization one can incur in misguided assessments and consequently in mistaken - and often unnecessary and unwanted - interventions. Furthermore, because these artworks have a great contemporaneity value, that is, they are inserted in, or very close to, the current historical time, independently from their physical or ideological complexity, they require analysis from theoreticalmethodological references beyond the classic criteria.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
IsisBaldiniElias.pdf (5.79 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-03-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.