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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-14032013-095242
Documento
Autor
Nome completo
Bruno César Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Crippa, Giulia (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Ramos, Maria Lucia Bueno
Título em português
Reflexões acerca do museu virtual de arte e seu papel como mediador cultural
Palavras-chave em português
Ciência da Informação
Documento
Fotografia
Informação
Mediação cultural
Museu de Arte Contemporânea
Museu virtual
Resumo em português
Esta pesquisa, desenvolvida sob a metodologia do estudo exploratório, reflete sobre o museu de arte virtual e a mediação cultural. Dos diferentes processos que definem a Ciência da Informação, este trabalho tem seu foco maior na Recuperação da Informação. Este é o processo que pretende reduzir o tempo de pesquisa do usuário e trazer-lhe resultados mais satisfatórios. Para tanto, é importante definir o que é informação e o que é informação relevante para o mesmo. Por meio da literatura da área encontramos as principais discussões empreendidas que pretendem definir o termo. Nela percebemos haver certa dificuldade em se estabelecer o que seja informação. No entanto, o consenso maior concentra-se em defini-la como tangível e intangível, o que confunde muitas vezes documento e informação. Dentre as definições de informação apresentadas, adotamos "information-as-thing", "information-as-process" e "information-as-knowledge". Associamos a estas a noção de informação que se constitui por meio das interações sociais: o paradigma social da informação. A partir dessas definições, adentramos o campo dos museus de arte e aceitamos a obra de arte como objeto informativo, como documento plástico. Observamos as problemáticas com relação a definir o que é obra de arte e documento no contexto das artes contemporâneas. Elencamos o importante papel que a fotografia tem adquirido no campo artístico ao longo dos anos, seja como documento, seja como obra de arte. A fotografia enquanto documento da obra de arte levanta discussões quanto à desmaterialização das obras de arte. Por sua vez, a desmaterialização apresenta questões que se relacionam ao virtual. Definido o termo virtual como aquilo que existe em potência, buscamos refletir o que vem a ser museu virtual. A nosso ver, museu virtual pode ser definido a partir da não presença da obra de arte, comumente ocorrido com as artes contemporâneas. Outro fator que observamos é quanto à mediação nos museus de arte, seja físico, seja virtual. Abordamos o importante papel das tecnologias da informação e do próprio museu como mediadores das artes visuais, pois definimos mediação como aquela que tem o papel de intermediária. Concluímos que as artes contemporâneas são virtuais na medida em que existem mesmo não presente e o museu é virtual enquanto aquele que reúne as imagens e os documentos das obras, sendo ele um importante mediador entre a arte e o público.
Título em inglês
Reflections on the virtual museum of art and our function as cultural mediatior
Resumo em inglês
This research, developed under the methodology of exploratory study, reflects on the virtual museum of art and the cultural mediation. Of the various processes that define Information Science, we focus on the Information Retrieval. This is the process that aims to reduce the research time of the user and bring him better results. However, we need to define what relevant information is. On the other hand, it is necessary to determine what information is before defining what is relevant. Through literature we find the main discussions undertaken seeking to define the term. Considering that, we see that there is some difficulty in establishing what information is. Nevertheless, the greater consensus focuses on defining it as tangible and intangible, which often confuses the concepts of document and information. Among the definitions of information presented, we adopted "information-as-thing", "information-as-process" and "information-as-knowledge." In addition to these notions, we included the information notion that is constituted through social interactions: the paradigm of social information. From these definitions, we enter the field of art museums and accept the work of art as object information, such as plastic document. We observed the problems regarding defining what is work of art and document in the context of contemporary art. We list the important function that photography has acquired in the arts over the years, either as a document, whether as a work of art. The photography as an artwork document raises discussions on the dematerialization of the art. In turn, the dematerialization presents issues that relate to the virtual. Defined the term virtual as that which exists in power, we reflect what virtual museum could be. In our view, virtual museum can be defined from the non-presence of the artwork, often occurred with the contemporary arts. Another thing we observed is the mediation in art museums, either physically or virtually. We discuss the important function of information technologies and the museums itself as mediators of the visual arts, defining mediation as what has the function of intermediary. We concluded that contemporary arts are virtual even not present and the museum is virtual as one that gathers the images and documents of the works, being an important mediator between art and the public.
 
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Data de Publicação
2013-03-14
 
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