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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-14012016-094127
Documento
Autor
Nombre completo
Jade Augusto de Macedo Gola Fernandes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de (Presidente)
Lara, Marilda Lopes Ginez de
Santini, Rose Marie
Título en portugués
A informatividade da música eletrônica
Palabras clave en portugués
Categorização Musical
Informatividade
Interculturalidade
Música e Informação
Música Eletrônica
Resumen en portugués
Essa pesquisa faz um recorte da música eletrônica através de suas linguagens, práticas documentárias e processos informativos, estudados a partir de contextos socioculturais, para observar sua constituição como um gênero musical popular. A informatividade da música eletrônica foi compreendida em seus complexos de relações terminológicas e conjecturas diversas, ilustrando e identificando interrelações, propriedades estéticoformais, categorizações e características discursivas e linguísticas. Conceitos da Ciência da Informação e das humanidades foram utilizados para analisar como esse gênero irresoluto e fragmentado por muitas definições, processos anticategóricos e conflitos de distinção cultural, acaba por definir-se como um campo de intensa materialidade informativa e histórica, que segue tendo na ideia de "música eletrônica" seu universo simultaneamente amplo e circunscrito. Objetos, fenômenos, o devir musical, categorias e as linguagens dessa música foram estudados sob os vértices da informatividade, como proposta por Bernd Frohmann, conceito processual que surge a partir da ideia dos documentos como definidores e reveladores de contextos, problemáticas e discursos. Essa pesquisa conclui como a informatividade da música eletrônica logra documentá-la como tal: um gênero musical histórico, institucionalizado e documentado, coeso e problematizado por preponderantes aspectos informativos, referenciais e de categorização - um fenômeno da Cultura e da Informação.
Título en inglés
The informativeness of electronic music
Palabras clave en inglés
Electronic Music
Informativeness
Interculturality
Music and Information
Musical Categorization
Resumen en inglés
This research outlines electronic music through its languages, documentary practices, informative processes and their sociocultural contexts, to observe its constituion as a popular music genre. The informativenesse of electronic music is seen from its complexes of terminology relations and several conjectures, that illustrate and identify interrelations, aesthetic and formal properties, categorizations, discursive and linguistic characteristics. Concepts from Information Science and other humanities have been used to analyze how this irresolute musical genre, fragmented by anti-categorical and cultural distinction conflits, ends up being defined as a field of intense informative and historical materiality. This music still relies this wide and also circumscribed universe on the idea of "electronic music". Objectos, phenomena, the music becoming, categories and languages of this music have been studied under the informativeness theorical vertices, as proposed by Bernd Frohmann, a procedural concept that arises from the ideia of documents as defining elements of contexts, discourses and problems. This research concludes how informativeness manages to document electronic music as such: a historical, institutionalized and documented musical genre, cohesive and also very problematized by its preponderant informative, referential and categorical aspects - a Cultural and Informative phenomenon.
 
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Fecha de Publicación
2016-01-14
 
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