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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2018.tde-11092018-094658
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Paulo de Passos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Pieruccini, Ivete (Presidente)
Almeida Junior, Oswaldo Francisco de
Almeida, Carlos Cândido de
Cury, Lucilene
Francelin, Marivalde Moacir
Guridi, Verónica Marcela
Título em português
Informação e Educação: um estudo sobre as relações entre atitudes, saberes e dispositivos culturais
Palavras-chave em português
Atitudes
Bibliotecas
Competência em informação
Culture de l'Information
Infoeducação
Information Literacy
Saberes Informacionais Atitudinais
Resumo em português
A pesquisa trata da relação entre dispositivos culturais (bibliotecas) e a constituição de saberes informacionais atitudinais, em especial (mas não exclusivamente), por crianças e jovens. A abordagem da questão decorre de indagações sobre diferentes tendências observadas em torno das chamadas literacias informacionais e da aprendizagem pela pesquisa. O objetivo é identificar o papel de dispositivos culturais nos processos de construção de atitudes face ao conhecimento. A metodologia foi desenvolvida sob dois eixos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na Estação do Conhecimento Einstein- Paraisópolis, que implicou a escolha de um objeto empírico de análise: o Programa Aprendendo a Pesquisar (PAP). Além disso, a pesquisa teve abordagem e participação no contexto internacional, em diálogo com pesquisadores francófonos e profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas da cidade de Rennes, França. Os resultados indicam a possibilidade de reinvenção da noção de pesquisa como relação significativa dos atos de conhecer e de criar conhecimento, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e conativos dos sujeitos no contexto do dispositivo cultural dialógico. Concluímos que a redefinição do caráter e dos modos de relação com o saber podem atuar a favor da construção de convicções internas, a serem explicitadas por ações afirmativas dos sujeitos (protagonismo cultural), fazendo frente às dinâmicas utilitaristas, procedimentais e pragmáticas que marcam nossa época, sobretudo, pela noção de competitividade pelo conhecimento, que tem marcado práticas no contexto das bibliotecas.
Título em inglês
Information and Education: a study about the relations between attitudes, knowledgement and cultural devices
Palavras-chave em inglês
Attitude
Attitudinal Information Knowledges
Culture de l'Information
Infoeducation
Information Literacy
Libraries
Resumo em inglês
The research adresses the relation between cultural devices (libraries) and the constitution of attitudinal information knowledges, in special (but not exclusively), by children and young people. The approach of the question stems from inquiries about different tendencies observed around the so called informational literacies and the learning from research. The objective is to identify the role of cultural devices in the processes of construction of attitudes face to the knowledge. The methodology was developed under two axes: bibliographic research and field research in the Estação do Conhecimento Einstein-Paraisópolis, which implied the selection of an empiric object of analysis: the "Learning to Research Program" (Programa Aprendendo a Pesquisar (PAP). Furthermore, the research has had approach and participation in the international context, in dialogue with francophone researchers and professionals who act in Public Libraries in the city of Rennes, France. The results indicate the possibility of reinvention of the notion of research as significant relation of the acts of knowing and creating knowledge, considering the cognitive, affective and conative aspects of the subjects in the context of the dialogical cultural device. We conclude that the redefinition of the character and of the means of relation with knowing can act in favor of the construction of internal convictions, to be explicit by affirmative actions of the subjects (cultural protagonism), facing the utilitarian, procedural and pragmatic dynamics that mark our time, above all, for the notion of competitiveness for knowledge, that has been marking practices in the context of the libraries.
 
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Data de Publicação
2018-09-11
 
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