• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-11012018-155557
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno César Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Crippa, Giulia (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Araujo, Carlos Alberto Ávila
Freire, Maria Cristina Machado
Vasconcellos, Camilo de Mello
Título en portugués
Arte contemporânea, museu e arquivo: desafios da ciência da informação
Palabras clave en portugués
Arquivo
Arte Contemporânea
Ciência da Informação
Documentação
Documento
Fotografia
Museu de Arte Contemporânea
Performance
Registro
Vídeo
Resumen en portugués
Esta pesquisa trata sobre os museus e refletimos acerca de alguns processos museológicos, mas tendo como base a Ciência da Informação e a Documentação. Desse modo, analisamos a partir do nosso ponto de vista as implicações existentes entre os conceitos de documento e informação, que muitas vezes são distintos ou mesmo contraditórios, e a arte contemporânea que é efêmera ou se desmaterializa. Há uma perda do vínculo da obra de arte contemporânea com o suporte tradicional que causa efeitos diretos em sua classificação, o que, por sua vez, afeta os sistemas de guarda das instituições. Passa a ser comum que algumas das obras sejam perecíveis e até mesmo tenham um ciclo de vida demarcado. Outras se mantêm "vivas" nas instituições que as guardaram, seja por possuírem um formato tradicional de pintura ou escultura, seja porque seus formatos são similares a estes, seja por serem objetos possíveis de serem armazenados e reapresentados posteriormente, seja porque perduram por meio de sua documentação. Assim, tentamos entender como os museus fazem para guardar, organizar e preservar a memória de obras de arte efêmeras. Constatamos que eles acabam não se encaixando muito bem na definição tradicional e que caminham para outras situações, outras tipologias, pois há uma produção artística voltada ao arquivo e não ao museu. Assim como as obras de arte efêmeras e sua condição documental afeta os debates artísticos, também incitam museus e arquivos a repensarem seus modus operandis. Concluímos, então, que, para resolver as problemáticas discutidas nesta pesquisa, é preciso concentrar o foco em uma solução que venha da junção dos saberes sobrepostos da Museologia e da Arquivologia, e essa é a proposta da CI.
Título en inglés
Contemporary art, museum and archive: challenges of information science
Palabras clave en inglés
Archive
Contemporary art
Document
Documentation
Information Science
Museum of Contemporary Art
Performance
Photography
Record
Video
Resumen en inglés
This research treat about museums and we reflect on some museological processes, but based on Information Science and Documentation. Therefore, we analyze from our point of view the existing implications between the concepts of document and information, which are often distinct or even contradictory, and the contemporary art, that is ephemeral or dematerializes. There is a bond loss of the contemporary work of art with the traditional support that causes direct effects in its classification, which affects the custody systems of the institutions. It has become usual for some of the works to be perishable and even have a demarcated life cycle. Others remain "alive" in institutions that have preserved them, either because they have a traditional format of painting or sculpture, because their formats are similar to them, because they are objects which are possible to be stored and later re-presented, or because they persist through documentation. Thus, we try to understand how museums do to guard, organize, and preserve the memory of ephemeral works of art. We realized that they end up not fitting very well in the traditional definition and that they move towards other situations and other typologies, because there is an artistic production focused on the archives and not on the museum. Just as ephemeral works of art and their documentary condition affect artistic debates, they also incite museums and archives to rethink their modus operandis. We conclude that, in order to solve the problems addressed in this research, it is necessary to focus on a solution that comes from the junction of the superimposed knowledge of Museology and Archivology, and this is the proposal of CI.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-01-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.