• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-11012018-153724
Document
Auteur
Nom complet
Bernardo Perri Galegale
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de (Président)
Almeida, Marco Antonio de
Bastos, Marcus Vinicius Fainer
Meleiro, Alessandra
Titre en portugais
Mediação cultural no âmbito da WEB 2.0: Interatividade, participação e experiência
Mots-clés en portugais
experiência
interatividade
Mediação cultural
mídias sociais
participação
Resumé en portugais
A velocidade com que as tecnologias da informação e comunicação digitais se atualizam e permeiam o cotidiano dos indivíduos e organizações demonstra a necessidade da investigação de questões conceituais na Ciência da Informação, campo fortemente afetado por elas. Este estudo exploratório busca compreender a mediação cultural frente à configuração de dinâmicas e práticas culturais emergentes nesse contexto social e sua imbricação com o advento das mídias sociais, suscitando diversas reflexões para traçarmos novas perspectivas e contribuições para um melhor entendimento do conceito e sua operacionalização na contemporaneidade. O espetáculo transmídia "EU - Negociando Sentidos", da ExCompanhia de Teatro, apresenta-se como disparador das problematizações levantadas pela presente pesquisa, já que ele integra elementos que atravessam as formulações téoricas, identificadas em revisão bibliográfica, sobre a mediação cultural, como também evidencia formas de manifestações culturais e artísticas desenvolvidas a partir do cenário citado acima. Dessa forma, ao interpretarmos o conceito de mediação cultural como um dispositivo foucaltiano, revelamos linhas de força que tensionam a sua relação com as mídias sociais: as diferenças entre informação e experiência, e entre interatividade e participação. A análise aqui empreendida revela que a utilização das mídias sociais em processos culturais encontra obstáculos tanto no provimento de uma experiência social autêntica, quanto na potencialização da participação dos sujeitos na cultura como produtores de sentidos.
Titre en anglais
Cultural mediation in the context of Web 2.0: interactivity, participation and experience
Mots-clés en anglais
Cultural mediation
experience
interactivity
participation
social media
Resumé en anglais
The speed of digital information and communication technologies are updated and permeate the daily life of individuals and organizations demonstrates the need to investigate conceptual issues in Information Science, field strongly affected by it. This exploratory study seeks to understand cultural mediation in the context of emerging cultural dynamics and practices in this social context and its imbrication with the advent of social media, provoking several reflections to conceive new perspectives and contributions to better understand the concept and its operationalization in the contemporary world. The transmidial show "I - Negotiating Meanings", by ExCompanhia de Teatro, presents itself as a trigger for the problematizations raised by this research, since it integrates elements that cross the theoretical formulations, identified in a bibliographic review, on cultural mediation, as well as evidence forms of cultural and artistic manifestations developed from the scenario mentioned above. This way, when interpreting the concept of cultural mediation as a Foucaltian device, we reveal lines of force that stress its relation to social media: the differences between information and experience, and between interactivity and participation. The analysis carried out here reveals that the use of social media in cultural processes finds obstacles both in providing an authentic social experience and in enhancing the participation of subjects in culture as producers of meanings.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-01-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.