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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-07022014-154238
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Paulo de Passos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Pieruccini, Ivete (Presidente)
Bortolin, Sueli
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Título em português
O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais
Palavras-chave em português
Dispositivos informacionais e culturais
Infoeducação
Lúdico
Ordem informacional dialógica
Pesquisa
Pesquisa escolar
Resumo em português
Procura-se compreender e sistematizar categorias (princípios, processos e metodologias) implicadas nas dinâmicas do ato de conhecer, compreendido como um jogo entre os sujeitos do conhecimento e o universo informacional. De um lado, pretende-se alcançar novas compreensões e sistematizar elementos que se mostrem fundamentais às relações significativas de crianças e jovens com o universo sígnico; de outro, a redefinição de referências conceituais e metodológicas relativas ao conceito de pesquisa com crianças e jovens na contemporaneidade. Inscrita num conjunto de outras realizações e objetivando a consolidação da área da Infoeducação, esta pesquisa, de natureza qualitativa, sob uma perspectiva transdisciplinar, constitui-se de abordagem exploratória na Estação do Conhecimento Albert Einstein na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O estudo mostrou que a inclusão do lúdico como categoria da pesquisa implica um conjunto de elementos articulados que perpassam a ordem do dispositivo informacional: concepção sobre o ato de conhecer, organização do ambiente, práticas articuladas entre os diferentes mediadores, modos especiais de tratar a produção de conhecimento pelos grupos, categorias que podem e devem ser exploradas visando-se sua descrição detalhada e possível contribuição a um modo diferenciado de orientar ações que permitam às crianças e jovens poder, saber e, principalmente, querer conhecer.
Título em inglês
The playful act of knowing: the research as dialogic process of appropriation of of informational and cultural devices
Palavras-chave em inglês
Infoeducation
Informational and cultural devices
Order informational dialogue
Playful
Reearch
Research school
Resumo em inglês
Seeks to understand and systematize categories (principles, processes and methodologies) involved in the dynamics of knowing, understood as a game between the subject of knowledge and informational universe. In the other way, it seeks to reach new understandings and systematize elements that prove fundamental to meaningful relationships between childrens and youth signic universe; and on the other hand, the redefinition of conceptual and methodological references relating to the concept of research with children and young in contemporary. The research, qualitative, under a transdisciplinary perspective, consists of exploratory approach at Estação do Conhecimento Albert Einstein in community of Paraisópolis, in São Paulo. The study showed that the inclusion of playful as research of a category that implies a set of articulated elements that underlie the order of the informational device: conception of the knowing act, environmental organization, articulated practices among different mediators, special ways to treat knowledge production by groups, categories that can and should be explored in order to its detailed description and a possible contribution to a different way of guiding actions that enable children and youth have chance to, knowledge to, and especially, want to know.
 
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MarcosPauloPassos.pdf (2.58 Mbytes)
Data de Publicação
2014-02-11
 
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