• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-07012009-172507
Documento
Autor
Nombre completo
Elisa Campos Machado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Presidente)
Almeida, Maria Christina Barbosa de
Cintra, Anna Maria Marques
Dowbor, Ladislau
Prado, Geraldo Moreira
Título en portugués
Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil
Palabras clave en portugués
Biblioteca comunitária. Biblioteca Pública. Políticas públicas para bibliotecas
Resumen en portugués
A pesquisa aborda a biblioteca comunitária como prática social, no Brasil. Tem por objetivo principal apontar políticas públicas para o fortalecimento e ampliação dessas iniciativas. Para isso, foi necessário proceder à análise da biblioteca comunitária como espaço de articulação local, seus atores, sua organização e o uso da informação nesse contexto. Partindo do conceito de comunidade, apresentamos uma reflexão sobre as práticas sociais, os processos participativos e a relação do Estado na construção de políticas públicas para apoiar essas experiências. Discutimos o emprego do termo pela sociedade e pela área acadêmica, analisando as semelhanças e diferenças entre a biblioteca comunitária e a biblioteca pública e popular. Optamos pela metodologia qualitativa com objetivos exploratórios e resultados descritivos e analíticos. Levantamos 350 experiências no território nacional e selecionamos 29 para compor o universo da pesquisa. Lançando mão das técnicas de entrevista e observação, pudemos confirmar que o motivo principal para a criação desses projetos é a carência de bibliotecas públicas e escolares no país, o que leva a sociedade a buscar caminhos para enfrentar o problema de acesso à informação, à leitura e ao livro. A partir das experiências analisadas, foi possível perceber que, quanto mais participativa é a sua gestão, maior é a possibilidade da biblioteca transformar-se num espaço estratégico para a implantação de políticas de integração social. Apontamos como princípios básicos para a implantação de políticas para esses espaços o respeito à diversidade e pluralidade cultural, assim como a valorização do espaço público e dos processos participativos. Defendemos a consolidação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas como agência responsável pela implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para apoiar as bibliotecas comunitárias.
Título en inglés
The community library as social practice in Brazil.
Palabras clave en inglés
Community library. Public library. Public polices for libraries.
Resumen en inglés
The research focuses on the community library as social practice in Brazil. Its main objective is to discuss possible policies to strength and broaden these experiences. To accomplish these objectives performing the analysis of the community library as a space for local commitment, its participants, the organization and the use of information in this context became necessary. Starting from the concept of community, we deal with the social practice, the participation process and the relationship with the State for the construction of public policies to support these experiences. We discuss the use of the term by the society and academic field, analyzing the similarities and differences among community, public and popular library. We decided for the qualitative methodology with an exploratory objective survey, aiming to descriptive and analytical results. We investigated 350 experiences in Brazil and selected 29 to compose the research universe. By making use of interviews and observation techniques, it was possible to confirm that the main reason for the creation of these projects is the lack of public and school libraries in the country, which leads society to find ways to face the problems of the information, reading and book access. According to the analyzed experiences, we concluded that the more participative is the administration, the more possibility of the library becoming a strategic space, capable of implementing the social integration policies, increases. We point out, the respect to cultural diversity and plurality, as well as the valorization of the public space and participative process, as main principles to establish policies for these spaces. We support the consolidation of the Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, as the responsible agency for implementing, monitoring and evaluating of public policies to give support to the community libraries.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Tese.pdf (4.32 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.