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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Fujino, Asa (Presidente)
Cintra, Anna Maria Marques
Cunha, Miriam Figueiredo Vieira da
Furnival, Ariadne Chloe Mary
Guimarães, José Augusto Chaves
Título em português
Formação e Trabalho do Profissional da Informação na Contemporaneidade: subsídios para o ensino de graduação.
Palavras-chave em português
Ciência da Informação
Ensino
Formação
Trabalho
Resumo em português
No contexto das atuais mudanças no mundo do trabalho associadas aos movimentos socioeconômicos da sociedade informacional, esta tese teve por objeto de estudo a problematização da formação e atuação dos profissionais da informação, em especial, bibliotecários, arquivistas e museólogos, no Brasil. A partir da hipótese de que há divergências na sociedade e na comunidade científica nas interpretações do que é o trabalho do profissional da informação, que repercutem na formação acadêmica, e dispersão quanto aos caminhos que a categoria profissional deve tomar, mediante o estabelecimento da "sociedade da informação", este estudo se propôs a responder a seguinte questão: a pesquisa brasileira sobre formação do profissional da informação aponta caminhos para o ensino de graduação neste novo contexto? Assim, apresenta um panorama quali-quantitativo sobre a produção científica brasileira sobre Formação do Profissional da Informação, abrangendo o período de 2007 a 2016. A metodologia adotada é exploratória e documental, de caráter quali-quantitativo envolvendo: levantamento, seleção e revisão bibliográfica sobre o tema formação e trabalho. Sustenta-se na literatura da área, na produção acadêmica da pós-graduação desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação [mestrados e doutorados]; nos artigos científicos publicados nos Anais do ENANCIB, e artigos de periódicos na base BRAPCI. A investigação contemplou pesquisas sob o enfoque da formação e trabalho, desenvolvimento e perspectivas do campo da educação na área da Informação. A análise dos dados foi executada a partir dos métodos bibliométricos e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que esses profissionais têm reconhecimento na sociedade, mas ainda estão associados aos lugares tradicionais de acervos físicos, para o senso comum; são valorizados nas áreas de ensino, pesquisa e inovação, de modo que podemos afirmar que essas profissões deixaram de atuar na função "meio", para se tornarem "profissões fim"; há evidências sobre a necessidade de mudanças quanto aos conteúdos curriculares, mas percebe-se divergências, que alcançam o escopo da profissão e sua identidade. Como sugestões para subsidiar as discussões, a fim de realinhar a formação na Graduação, deve-se considerar empreender esforços para superar o impasse na implementação do estágio curricular, que tem enfrentado tensões entre seus objetivos acadêmicos e a limitação imposta pelas associações e conselhos de classe, que, ao exigirem profissionais credenciados nos respectivos conselhos para orientação do aluno na instituição concedente de estágio, acabam por limitar a exploração de novos espaços profissionais pelos futuros graduados; urge incentivar a aproximação entre entidades de classe, pesquisadores e profissionais da área para o desenvolvimento de projetos compartilhados a formação qualificada.
Título em inglês
Academic Formation and Work of the Information Professional in Contemporaneity: subsidies for undergraduate education
Palavras-chave em inglês
Academic Formation
Education
Information Science
Work
Resumo em inglês
In the context of the current changes in the world of work associated with the socioeconomic movements of the information society, this thesis had the purpose of studying the problematization of training and the work of information professionals, especially librarians, archivists and museologists in Brazil. Based on the hypothesis that there is a divergence in the interpretation of the work of the information professional in society and in the scientific community, which has repercussions on the academic formation and dispersion as to the paths that the professional category should take by establishing the " information society ", this study proposes to answer the following question: does the Brazilian research on information professional training point out ways to undergraduate teaching in this new context? Thus, it presents an analysis on the work world of the information professional and the new demands for the professional exercise and a qualitative-quantitative panorama on the Brazilian scientific production on Information Professional Training covering the period from 2007 to 2016. The methodology adopted is exploratory and documental one, with a qualitative and quantitative character, involving: survey, selection and bibliographical review on the subject of training and work. It is based on the literature of the area, from the postgraduate developed in the Postgraduate Programs in Information Science [masters and doctorates]; scientific articles published in the Annals of ENANCIB, and periodicals related articles on the BRAPCI database. The research contemplated research under the focus of training and work, development and perspectives of the field of education in the area of Information. Data analysis was performed using bibliometric methods and content analysis. The results demonstrate that these professionals have recognition in society, but are still associated with the traditional places of physical collections, for common sense; are valued in the areas of teaching, research and innovation, so that these professions leave out to function in the "middle" function, to become "end professions"; there is evidence about the need for changes in curricular content, but there are differences that reach the scope of the profession and its identity. As suggestions to subsidize the discussions in order to realign graduation training, efforts should be made to overcome the impasse in the implementation of the curricular internship, which has faced tensions between its academic objectives and the limitation imposed by the associations and class councils, which, by requiring accredited professionals in their respective boards to guide the student in the granting institution of internship, end up limiting the exploration of new professional spaces by future graduates; it is urgent to encourage the approximation between class entities, researchers and professionals in the area for the development of shared projects to qualified training.
 
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Data de Publicação
2018-10-03
 
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