• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2003.tde-08112011-150600
Documento
Autor
Nombre completo
Edna Furuiti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Canizal, Eduardo Penuela (Presidente)
Nascimento, Geraldo Carlos do
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
A imagem fundamental e o traumático: possibilidades de sentidos em "Festa de Família" e na Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier
Palabras clave en portugués
Carl-Theodor Dreyer
cinema dinamarquês
Dogma 95
Lars von Trier
Thomas Vinterberg
Trauma
Traumático
Trilogia Coração de Ouro
Resumen en portugués
Esta pesquisa associa a enunciação fílmica ao âmbito do traumático e da repetição, procedimento que produz variações que constituem uma imagem fundamental. Esta imagem não pode ser configurada materialmente no relato, só vislumbrada através justamente das variações, das repetições com diferenças. A inacessibilidade da imagem fundamental reside justamente em sua pregnância, sua perfeição na articulação de sentidos e de significação na síntese. A imagem fundamental pode, por sua vez, dialogar também com o traumático na instância do enunciado, dos significados que podem ser constituídos e alterados a partir do procedimento de repetição dos acontecimentos no decorrer da narrativa. A pesquisa utiliza o Dogma 95 para estudo: o Dogma #1, "Festa de Família", e do Dogma #2 "Os idiotas", filme que constitui juntamente "Ondas do destino" e "Dançando no Escuro", a Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier.
Título en inglés
The traumatic and the fundamental image: possibilities of meaning in "Celebration" and Lars von Trier's Heart of Gold Trilogy
Palabras clave en inglés
Carl-Theodor Dreyer
Danish cinema
Dogma 95
Hear of Gold Trilogy
Lars von Trier
Thomas Vinterberg
Trauma
Traumatic
Resumen en inglés
This research associates the filmic enunciation to the extent of the traumatic and its repetition procedure. The variations produced by repetition constitute a fundamental image that cannot be configured in the narrative. This image can only be glimpsed through its variations, its repetitions with differences. The inaccessibility of the fundamental image rests exactly in its pregnancy, its perfect articulation of senses and its possibility of meaning through synthesis. The fundamental image can also dialog with the traumatic in the instance of the story, of the meanings that can be produced and modified by the repetition of the narrative events. This research uses Dogma 95 films: Dogme #1, "Celebration", and Dogme #2 - "The idiots" which with "Breaking the waves" and "Dancer in the Dark" constitute Lars von Trier's Heart of Gold Trilogy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
EdnaFuruiti.pdf (2.20 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-05-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.