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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2003.tde-08112011-150600
Documento
Autor
Nome completo
Edna Furuiti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Canizal, Eduardo Penuela (Presidente)
Nascimento, Geraldo Carlos do
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
A imagem fundamental e o traumático: possibilidades de sentidos em "Festa de Família" e na Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier
Palavras-chave em português
Carl-Theodor Dreyer
cinema dinamarquês
Dogma 95
Lars von Trier
Thomas Vinterberg
Trauma
Traumático
Trilogia Coração de Ouro
Resumo em português
Esta pesquisa associa a enunciação fílmica ao âmbito do traumático e da repetição, procedimento que produz variações que constituem uma imagem fundamental. Esta imagem não pode ser configurada materialmente no relato, só vislumbrada através justamente das variações, das repetições com diferenças. A inacessibilidade da imagem fundamental reside justamente em sua pregnância, sua perfeição na articulação de sentidos e de significação na síntese. A imagem fundamental pode, por sua vez, dialogar também com o traumático na instância do enunciado, dos significados que podem ser constituídos e alterados a partir do procedimento de repetição dos acontecimentos no decorrer da narrativa. A pesquisa utiliza o Dogma 95 para estudo: o Dogma #1, "Festa de Família", e do Dogma #2 "Os idiotas", filme que constitui juntamente "Ondas do destino" e "Dançando no Escuro", a Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier.
Título em inglês
The traumatic and the fundamental image: possibilities of meaning in "Celebration" and Lars von Trier's Heart of Gold Trilogy
Palavras-chave em inglês
Carl-Theodor Dreyer
Danish cinema
Dogma 95
Hear of Gold Trilogy
Lars von Trier
Thomas Vinterberg
Trauma
Traumatic
Resumo em inglês
This research associates the filmic enunciation to the extent of the traumatic and its repetition procedure. The variations produced by repetition constitute a fundamental image that cannot be configured in the narrative. This image can only be glimpsed through its variations, its repetitions with differences. The inaccessibility of the fundamental image rests exactly in its pregnancy, its perfect articulation of senses and its possibility of meaning through synthesis. The fundamental image can also dialog with the traumatic in the instance of the story, of the meanings that can be produced and modified by the repetition of the narrative events. This research uses Dogma 95 films: Dogme #1, "Celebration", and Dogme #2 - "The idiots" which with "Breaking the waves" and "Dancer in the Dark" constitute Lars von Trier's Heart of Gold Trilogy.
 
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EdnaFuruiti.pdf (2.20 Mbytes)
Data de Publicação
2012-05-21
 
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