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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Lucí Tiho Ikari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Pellegrini Filho, Américo (Presidente)
Costa, Sérgio Francisco
Rejowski, Mirian
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Yoshioka, Reimei
Título em português
Lazer, educação informal e traços culturais do migrante brasileiro que permanece temporariamente no Japão - Diálogo de traços étnico-culturais e de lazer entre brasileiros no Japão e japoneses no Brasil
Palavras-chave em português
Cultura Solidária
Desemprego
Educação Informal
Imigrante Japonês
Lazer
Migrante Brasileiro
Tempo Livre
Traços Culturais
Resumo em português
Pesquisa sociocultural qualiquantitativa descritiva sobre o lazer, educação informal e traços culturais de brasileiros que permaneceram temporariamente no Japão, em busca de melhores condições de vida. Inicia-se elaborando uma discussão conceitual e teórica do lazer e de suas funções, tempo livre, tempo liberado e desemprego, educação não formal e informal, e faz um recorte de traços culturais. Apresenta aspectos do desemprego no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990, com breve relato circunstancial do movimento migratório de brasileiros para o Japão. Caracteriza o público alvo da amostra, com base na aplicação do questionário, e aborda a história de vida de brasileiros, mediante entrevistas gravadas, em fitas cassetes, com questões abertas padronizadas e estudo bibliográfico. Analisa as informações colhidas, apontando contribuições e impactos socioculturais de brasileiros na vida de japoneses. Esses resultados compõem o fio condutor nutrido com fatos semelhantes vivenciados pelos imigrantes japoneses no Brasil, anteriormente explanados na dissertação de mestrado, elaborando um diálogo sincrônico. Conclui-se que há evidências do imbricamento do lazer e educação informal na formação dos traços culturais dos migrantes brasileiros no Japão, assim como ocorreu com imigrantes japoneses no Brasil.
Título em inglês
Leisure, Informal education and cultural features as for brazilian migrants who live temporarily In Japan: a dialog between the ethnic/cultural features as well as the leisure activities of brazilians in Japan and those of japanese in Brazil.
Palavras-chave em inglês
Brazilian Migrant
Cultural Features
Free Time
Informal Education
Japanese Immigrant
Leisure
Solidarity Culture
Unemployment
Resumo em inglês
This research encompasses qualitative and quantitative social-cultural aspects as to leisure, informal education and cultural features of Brazilians who lived temporarily in Japan in search for better living conditions. Firstly, a conceptual and theoretical discussion deals with issues such as leisure and its roles, free time, liberated time and unemployment, non-formal and informal education, and it outlines those Brazilians cultural features. Additionally, it addresses unemployment in Brazil and in the Metropolitan Area of São Paulo in the 80s and 90s, with a short circumstantial report on Brazilians migration to Japan. The target public which comprises the sample is assessed with basis on questionnaires, and their history is approached through interviews consisting of standardized open questions recorded in cassettes, and through a bibliographical study. An analysis of the information gathered is provided, showing the Brazilian contribution to the Japanese life and what its social and cultural impacts on the local people were. Such findings make up this study guideline, furnished with similar situations faced by Japanese immigrants in Brazil formerly reported in a master s thesis*, resulting in a synchronic dialog. It is apparent that both leisure and informal education have wielded considerable influence upon the cultural features of Brazilian migrants in Japan, likewise it happened to Japanese immigrants in Brazil.
 
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1126580.pdf (2.07 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
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