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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-22072016-174048
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Mari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Meira, Silvia Miranda (Presidente)
Favaretto, Celso Fernando
Kossovitch, Leon
Título em português
Mário Pedrosa e Ferreira Gullar: sobre o Ideário da Crítica de Arte nos Anos 50
Palavras-chave em português
artes plásticas
concretismo
construtivismo
crítica de arte
história das idéias
neoconcretismo
participação do espectador
tendência construtiva
teoria do não-objeto
Resumo em português
Esta pesquisa trata da contribuição de Mário Pedrosa e de Ferreira Gullar para o ambiente artístico brasileiro na década de 50 e início da década de 60. Para esse empreendimento, não nos limitamos à transposição literal de registros sobre a produção artística naquele período, mas implementamos uma análise do ideário dos críticos. Assim, houve uma tentativa de esclarecimento tanto dos posicionamentos de Pedrosa e de Gullar como do valor atribuído por eles à nossa produção artística. Em suma, a pesquisa se dirigiu para uma apreciação histórica das idéias dos críticos como ponto dialogador e de tensão com a produção plástica
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
-
 
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Mari.pdf (9.76 Mbytes)
Data de Publicação
2016-07-26
 
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